Comissão da Pessoa Idosa prepara Trofeu Zeneida Therezinha Delgado

Segundo informações do site da Câmara de Juiz de Fora, as condições de vulnerabilidade das pessoas idosas e a concretude das legislações que dispõem sobre seus direitos são reclamações constantemente apresentadas pelos participantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF). Nesta quarta-feira, 13, durante a reunião mensal da comissão não foi diferente. No entanto, o encontro também discutiu a organização do Troféu Zeneida Therezinha Delgado, que homenageia as pessoas com mais de 60 anos que tenham prestado relevantes serviços em Juiz de Fora.

Ficou definido que neste ano a entrega do troféu será realizada no dia 31 de outubro. Os nomes escolhidos pelas entidades determinadas devem ser apresentados até dia 15 de setembro. Ao todo serão 15 homenageados. Já os eventos comemorativos do Dia Mundial da Pessoa Idosa, em 1º de outubro, estão suspensos este ano devido ao período eleitoral. As festividades serão transferidas para dezembro, junto das confraternizações de final de ano.

O gerontólogo José Anísio (Pitico) reivindicou maior participação da comissão com os assuntos discutidos na Câmara Sênior, projeto de discussão e proposições para novas leis municipais. A demanda foi também pontuada por outros participantes para que haja maior efetividade tanto nas propostas  do projeto quanto das reivindicações da comissão. A assistente social e coordenadora da Câmara Sênior, Flávia Duarte, apresentou o andamento das propostas d da iniciativa e a campanha educativa, em elaboração,  com informações sobre a violência contra pessoas idosas e caminhos para identificação e denúncias.

Além disso, foi pontuada também a necessidade de maior sinergia entre a Comissão de Saúde da Câmara Municipal com o Conselho de Saúde da Pessoa Idosa do município. Na reunião de agosto, inclusive, foi discutida a busca com o Poder Executivo para a criação de uma secretaria da Pessoa Idosa para concentrar os interesses dessa população. . “Que outros conselhos se juntem a nós para aumentarmos a nossa capacidade e instituir uma política pública para a pessoa idosa que seja realmente robusta”, reforçou Pitico. A crítica refere-se à falta de centralidade e continuidade das políticas públicas no município para uma população que corresponde a mais de 100 mil pessoas idosas extra oficialmente, explicou Pitico.

São membros da Comissão os vereadores Julinho Rossignoli (PP, presidente);  André Luiz (REPUBLICANOS); e Tiago Bonecão (CIDADANIA).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.