Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), mais de 300 pessoas ocuparam a ‘Rua de Brincar’ do Dom Bosco durante a manhã do último domingo, 21. A inauguração do projeto da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no bairro levou brinquedos, oficinas educativas, serviços e outras atrações para incentivar a ocupação do espaço público pela população. A ação aconteceu na Rua Manoel Lopes Silva.
A iniciativa é do Programa Boniteza e visa garantir espaço de lazer para a população, envolvendo os moradores no projeto para ampliar a sensação de pertencimento e possibilitar o uso de vias públicas para realizar atividades ao ar livre nos bairros. A gerente da Secretaria de Governo (SG), Maíres Barbosa, é responsável pela coordenação do projeto e explica a importância do Rua de Brincar. “O Programa Boniteza desenvolveu o Rua de Brincar para trabalhar na garantia do direito à cidade para todos e todas. Já implantamos a iniciativa em sete ruas e vamos seguir para outros bairros. É muito gratificante ver que a comunidade está abraçando o projeto”, afirma.
O ‘Rua de Brincar’ inaugural no bairro contou com brinquedos infláveis, cama elástica, totó, sinuquinha, pista pintada para bicicletas e patinetes, escorregador e oficina de desenho e pintura, além de lanchinho para as crianças. As atividades foram organizadas pela Secretaria de Governo (SG), pela Secretaria de Educação (SE), pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), pela Secretaria de Saúde (SS) e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).
Além disso, a PJF convidou a Faculdade Estácio de Sá para a ação de vacinação contra Influenza e serviços de medição de glicose e pressão arterial. Outro convidado foi a Escola de Cabeleireiros Ramila Brigida que ofereceu serviços como corte de cabelo, levando cuidado e beleza para a população. A inauguração também contou com as palhaçadas do palhaço Faísca que marcou presença com seu espetáculo flamejante e com a oficina ‘Brinquedos e Brincadeiras: Recriar e Brincar’ na Creche Municipal Carlos Alberto Ananias com a confecção de brinquedos de material reciclado.
A professora Marinalda da Silva, que mora no Dom Bosco há mais de sete anos, participou do ‘Rua de Brincar’ deste domingo e aprovou a iniciativa. “Eu acho esse projeto muito válido porque a criança tem o direito de brincar e o projeto dá oportunidade para aproveitarem o domingo com lazer. Eu pude cortar o meu cabelo, aferi minha pressão e conferir a glicose. O ‘Rua de Brincar’ foi muito proveitoso para mim e para todos os moradores. A comunidade agradece”, pontua.
O projeto Rua de Brincar, coordenado pela Secretaria de Governo da PJF, já chegou a sete bairros. Semanalmente aos domingos, de 8h às 12h, o trânsito de veículos fica impedido nas ruas que recebem o projeto nas seguintes localidades: Santa Cruz (Rua Sebastião Schneider – Rua do Caic), Retiro (Rua Aladim Silva), Ponte Preta (Avenida Gabriel Sobreira), Santa Luzia ( Rua Três Ilhas), na Avenida Brasil, no trecho entre a Rua Benjamin Constant e a Rua Mal. Setembrino de Carvalho (Ponte do Ladeira), e no Dom Bosco (Rua Manoel Lopes Silva).
Programa Boniteza
Coordenado pela Secretaria de Governo (SG), o Programa Boniteza é desenvolvido através de uma ação integrada entre Secretaria de Assistência Social (SAS); Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); Secretaria da Fazenda (SF); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop); Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); Secretaria de Turismo (Setur); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA).