Juiz de Fora integra programação do evento “Virada da Habitação”

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Juiz de Fora integrou no último sábado, 6, a rede de 13 cidades que participaram do evento “Virada da Habitação”, promovido pela Habitat para a Humanidade Brasil, através da empresa ATOS Colaborativos, que teve por finalidade debater propostas e soluções sobre melhorias habitacionais nos municípios.

O Departamento de Planejamento Habitacional (DPHAB), da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), atuou na organização do primeiro painel do evento. A secretária de Planejamento Urbano, Lívia Delgado e o subsecretário de Habitação (SSUHAB) Raphael Rodrigues, estiveram presentes e explanaram sobre as ações da Política Habitacional de Assistência Técnica no âmbito do município.

Ana Paula Luz, gerente do departamento de Planejamento Habitacional destacou que “receber o evento da Virada da Habitação em Juiz de Fora foi uma grande oportunidade de mostrar ao público todas as ações que vêm sendo realizadas para combater o déficit por inadequação habitacional no nosso município. Resolver problemas complexos exige unir esforços e dialogar em todas as instâncias objetivando qualificar as propostas e ações, e tornando o atendimento à demanda habitacional cada vez mais integrado e efetivo”.

Foram abertas inscrições ao público para quem quisesse participar, e o anfiteatro da Funalfa, João Carriço, contou com aproximadamente sessenta lugares preenchidos. Uma das inscritas e doutoranda no tema, a arquiteta e Urbanista Mariana Camillo Sant’Ana, enfatizou que o encontro foi oportuno para se atualizar sobre as ações da nova gestão da PJF, que tem priorizado a reestruturação dos departamentos para o desenvolvimento das políticas de habitação de interesse social. Além de permitir conhecer outros trabalhos da iniciativa privada, como do ATOS colaborativo, de perto. “Os técnicos da prefeitura demonstraram estar muito abertos para o debate e ouvir a sociedade civil, o que deixou os participantes à vontade para debaterem ao final dos painéis. O evento Virada da Habitação foi de extrema importância para o debate de políticas habitacionais da cidade, pois reuniu os mais diversos atores responsáveis pelo planejamento e fomento das discussões.”

O evento envolveu outros agentes do Poder Público além da Sepur, como a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Governo (SG) da PJF, que abordou sobre a importância dessa política na resolução de problemas de redução de riscos e desastres. Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva de Juiz de Fora (Emcasa) que apresentou o projeto piloto do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia, houve participação do setor privado, ONG’s, o Conselho Municipal de Habitação e outras entidades, que também trouxeram contribuições para qualificar a política de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social em Juiz de Fora.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.