Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) sediou, na última sexta-feira, 22, reunião entre servidores da Secretaria de Saúde (SS) e representantes das maternidades assistenciais do Sistema Municipal de Saúde. O intuito do encontro foi reconhecer as dificuldades dos prestadores de serviços e fortalecer a regionalização da Rede Cegonha no município.
Durante o encontro, representantes das maternidades e da SS reforçaram a importância de trabalharem em rede. Andrea Lanziotti, Supervisora da Saúde da Mulher, ressalta a importância da reunião. “É a oportunidade de pensarmos juntos em soluções para eventuais problemas. Principalmente, debater a realidade das maternidades que sofrem com falta de UTI Neonatal. Além de melhorar nosso atendimento, com a adesão e implantação da regionalização assistencial do pré-natal e após o nascimento”.
A regionalização para acompanhamento das gestantes e puérperas é realizada no município através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para usuários de áreas cobertas. Já para grávidas das regiões descobertas e gestações de alto risco, é realizado no Departamento de Saúde da Mulher, da Gestante, da Criança e do Adolescente (DSMGCA) e nos ambulatórios habitual das maternidades.
A capacitação dos profissionais da atenção primária também foi debatida na reunião. A supervisora da Saúde da Mulher sinalizou a importância de trabalhar em parceria com o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta ação.
A reunião contou com a presença do superintendente Regional de Saúde, Renan Guimarães. Ele enfatizou a referência em saúde para a macrorregião. “Juiz de Fora é um centro muito forte para atendimento às gestantes. Deste modo, temos que fortalecer a rede assistencial municipal e realizar a regionalização do atendimento considerando o fluxo de regulação entre a cidade e a região”.
Além do secretário de Saúde, Ivan Chebli, e servidores da Secretaria de Saúde (SS), a reunião contou com a presença de representante do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital São Vicente de Paula (HSVP) e do Hospital Regional Dr. João Penido (HRJP). Participaram também o superintendente Regional de Saúde e um representante do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).