Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na quarta-feira, 8, Juiz de Fora sediará o I Seminário da Via Liberdade, uma rota turística na BR-040 que abrange mais de 300 municípios dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal e que congrega mais de 70% dos patrimônios históricos e culturais do Brasil. O evento vai discutir as políticas e ações a serem implementadas na rota respeitando as peculiaridades, culturas, arranjos produtivos e econômicos. O evento será realizado no auditório Paulo Freire, no Institudo de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o credenciamento começará às 9h.
As inscrições para o evento ainda podem ser feitas eletronicamente pelo Sympla. Mais de 250 interessados já se inscreveram para o seminário que terá intérprete de libras. A rota Via Liberdade conta com quatro eixos de ações, de forma conjunta, pelos três estados e Distrito Federal, sendo de estruturação, sinalização, promoção dos roteiros e destinos turísticos e intercâmbio cultural.
O lançamento da Via Liberdade ocorreu no dia 26 de abril, quando foi assinado decreto dando início, oficialmente, ao lançamento da maior rota turística e cultural do país: a Via Liberdade. O percurso de 1.179 quilômetros da BR-040 e nasce no Rio de Janeiro, na Avenida Brasil, e incorpora sete patrimônios culturais da humanidade – o Cais do Valongo e o Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro; Ouro Preto (Serra do Espinhaço), Congonhas e Pampulha, em Minas Gerais; o Caminho de Goiás e Brasília -, além da Grande Sertão Veredas e o Rio São Francisco. O lançamento tomou como referência o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e o bicentenário da Independência.
O I Seminário da Via Liberdade, em Juiz de Fora, é coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Sebrae e vai reunir as 20 IGRs (Instâncias de Governanças Regionais) e todo o trade turístico dos quatro estados, além de autoridades das áreas de turismo, cultura e desenvolvimento econômico e sustentável.
Para conhecer a rota e obter mais informações consultar o portal.