Juiz Fora ganha novo Parque Municipal no entorno da Represa São Pedro

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta terça-feira, 31, Juiz de Fora ganha mais um presente para celebrar seus 172 anos: um novo parque municipal no entorno da Represa de São Pedro. A prefeita Margarida Salomão, se reuniu com autoridades municipais no espaço externo da igreja Arautos do Evangelho, no Bairro Bosque do Imperador, onde aconteceu a cerimônia de assinatura deste protocolo de intenções.
“Estamos comemorando o aniversário da cidade descerrando um novo ciclo de desenvolvimento urbano com esse anúncio, que é uma parceria da iniciativa privada com o poder público. A comunidade da cidade alta sempre sonhou com isso e sempre com a participação da sociedade, vamos debater como ela quer que esse espaço seja melhor aproveitado. Por isso, estamos inaugurando aqui um ciclo de debates e desenvolvimento sustentável”, declarou a prefeita Margarida Salomão.

A aquisição do terreno pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que hoje é uma propriedade privada e passará a ser um espaço público, vem com a garantia de preservação da área verde por parte do poder público. Para Rodrigo Mendonça, diretor da empresa Flor de Lis, a quem pertencia o local, “a represa de São Pedro é um patrimônio utilizado pela comunidade, que terá seu uso ampliado para o lazer, para prática de esporte, não somente para os que residem no bairro São Pedro, como para toda a cidade. Nós estamos gratos em poder contribuir para o bem estar de todos.”
O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Juracy Scheffer, lembra que essa é uma demanda antiga, que estava prevista no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do município desde 2000. “O início desse sonho foi há algum tempo, quando foi proposta no Plano Diretor, mas depois houve rumores de que a represa seria esvaziada e que esse espaço viraria um loteamento e por isso entrei com um projeto de tombamento da área. Agora comemoramos essa aquisição, que é um marco para cidade”, destaca o vereador.
Próximos Passos
A secretária da Fazenda, Fernanda Finotti, explica que é necessário estudos técnicos para que as melhorias de fato aconteçam. “Hoje nós inauguramos um processo de incorporação dessa área para que toda a cidade possa usar. Isso demanda estudos técnicos, para avaliar o valor da área para o meio ambiente, que serão ordenados pela secretaria da Fazenda e realizados pela Emcasa”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.