Detentos produzem mudas que vão levar mais verde às ruas de Teófilo Otoni

Garantir uma profissão para o futuro e ainda contribuir com a construção de uma cidade mais bonita e arborizada. Dez detentos da Penitenciária de Teófilo Otoni, localizada no Vale do Mucuri, concluíram entre 16/5 e 20/5 o curso de Viveirista Florestal. Agora eles trabalham no viveiro da própria unidade prisional, com a produção de mudas que em breve vão levar mais verde e embelezar os canteiros e praças da cidade.

Com carga horária de 40 horas, o treinamento oferecido pela Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ensinou como preparar um substrato, o viveiro, como reproduzir a muda nativa, entre outras atividades em um conteúdo que abordou teoria e prática. Ao final do curso, todos os participantes receberam certificados e estão aptos para trabalhar na profissão.

Mais de 3 mil mudas florestais e frutíferas, entre elas pés de uva, estão na fase de porta-enxerto, período essencial para o sucesso da plantação e, dentro de dois ou três meses, já começarão a brotar e estarão prontas para serem devolvidas à prefeitura e distribuídas por toda a cidade. Além de deixar o município mais bonito, as árvores produzidas na unidade ainda vão servir para recuperar áreas degradadas por desmatamento.

Josimar Alves da Silva, 40 anos, é um dos participantes. Ele está há um ano e meio na unidade e conta com alegria sobre a produção. Todas as manhãs, ele e os demais detentos colocam a mão no adubo para o preparo das mudas. “O que aprendemos aqui vamos levar para a vida toda, inclusive para arrumar um serviço quando sairmos daqui, uma vida melhor pra gente”, afirma.

“O curso de viveirista e o viveiro aqui da unidade estão contribuindo para a ressocialização desses detentos. A capacitação vai permitir o reingresso deles no mercado de trabalho, uma mudança de vida, além do embelezamento da cidade”, comemora o diretor de Humanização e Atendimento da Penitenciária de Teófilo Otoni, Thiago Colen Barbosa.

Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.