Juiz de Fora é escolhida como uma das cidades referência no trabalho de divulgação do Curso de Capacitação para os ACSs e ACEs

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, Juiz de Fora foi escolhida como uma das referências do país no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O serviço desenvolvido por estes profissionais é de grande importância para a atenção básica à Saúde e na prevenção de doenças.

A Atenção Básica (AB) e a Vigilância em Saúde devem se unir para a adequada identificação de problemas de saúde nos territórios e o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária mais efetivas e eficazes. Orienta-se que as atividades específicas dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e agente de combate às endemias (ACEs) devem ser integradas.

Conforme o Secretário de Saúde, Ivan Chebli, a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Judas Tadeu foi escolhida pelo Conasems “como estratégia de divulgação de um curso a ser ministrado pelo órgão, voltado para o treinamento dos Agentes. Esse evento vai qualificar nossa força de trabalho e é um orgulho muito grande ter Juiz de Fora como uma das escolhidas para que essa filmagem fosse realizada, evidenciando a importância da Atenção primária à Saúde, em especial a Estratégia da Saúde da Família, sendo as responsabilidades e atribuições dos ACSs e ACEs fundamentais para a Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças junto à população assistida.”

A Enfermeira e Supervisora da Unidade de Saúde, Pollyana Mendes, destacou a “felicidade por ter a unidade reconhecida como referência pelo Conselho. A atenção primária é a ordenadora do cuidado, então tem uma grande importância na saúde da população”.

Tanto os Agentes de Endemias quanto os Agentes Comunitários de Saúde visitam as casas na área de cobertura da UBS levando orientação, cuidados e a atenção necessária à população. Segundo Paulo César Machado de Jesus, agente de endemias e Coordenador de Área, a recepção da comunidade é muito boa. “Os moradores têm uma aceitação muito grande com nosso trabalho, já que são sempre os mesmos agentes que fazem as visitas na comunidade”.

E criando essa proximidade, o trabalho do Agente se torna mais humanizado, respeitoso e próximo do atendido, como destaca a Agente Comunitária de Saúde, Cleide Francisca da Silva. “Nosso trabalho é muito importante pois fazemos a prevenção da saúde, acompanhamos doentes, idosos, recém nascidos. Procuramos aquilo que for preciso e estiver ao nosso alcance.”

A UBS São Judas Tadeu atende, além do próprio bairro São Judas Tadeu, partes alta e baixa, todo o território que compreende o bairro São Francisco de Paula, o loteamento Verbo Divino e duas ruas do bairro Santa Cruz. A unidade possui dez Agentes Comunitários de Saúde e dois Agentes de Combate à Endemias.

Além das atribuições comuns a todos os profissionais da equipe de AB, os ACSs e ACEs realizam diagnóstico demográfico, social, cultural, ambiental, epidemiológico e sanitário do território em que atuam, contribuindo para o processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe; desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos, em especial aqueles mais prevalentes no território, e de vigilância em saúde, por meio de visitas domiciliares regulares e de ações educativas individuais e coletivas; realizar visitas domiciliares com periodicidade estabelecida no planejamento da equipe e conforme as necessidades de saúde da população, para o monitoramento da situação das famílias e indivíduos do território, entre outros.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.