Documentário destaca riqueza cultural na periferia de JF

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, registrar a riqueza cultural existente na periferia de Juiz de Fora é o objetivo do documentário “Na Quebrada Tem Artista”, realizado por Daiane Gonçalves, a MC Dhada, com financiamento do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerenciado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O trabalho revela a realidade de artistas residentes no bairro Santa Cândida, Zona Leste da cidade, apresentando suas dificuldades, a luta por patrocínio, a falta de estrutura para execução dos projetos e a busca por caminhos alternativos que viabilizem a produção e o escoamento de sua arte.

MC Dhada conta que o documentário foi realizado com uma câmera Canon e dividido em 17 episódios, que somam três horas e 25 minutos de vídeo. “Temos entrevistas com as artistas e os artistas, além das apresentações deles. A ideia é mostrar que existem pessoas na periferia da cidade em quem as nossas crianças podem se inspirar, mas que precisam de mais visibilidade e oportunidade. Em resumo, queremos mostrar que existem muitos artistas e muitas artistas fora do eixo central da cidade, tentando viver da arte que produzem, seja MC, DJ, dançarino, poeta, digital influencer e muitos outros,” afirma MC Dhada, que assina a direção e o roteiro.

A equipe de produção é formada por MC Dhada, Matthew Pereira, Fernanda Vieira, Rosângela Gonçalves, DJ Potty e Gustavo Faria. Todas as cenas foram gravadas por DhayGon Studio e os artistas registrados na produção são: Dojo Brasil Luta, Pietra Almeida, Sophiah Victoria, Julia Victoria, Erick Prott, MC Dhada, MC Xuxu, Beatriz Oliveira, Eduardo Moriah, Matthew Pereira, Julio Mallone e DJ Potty.

O patrocínio do documentário “Na Quebrada Tem Artista” acontece por meio do Edital Cultura da/na Quebrada, lançado pela Funalfa, com foco em projetos de conteúdo artístico-cultural que promovam o protagonismo dos agentes culturais de periferia, com atividades voltadas para as frentes de Direito à Cidade, Promoção da Dignidade de Populações e Comunidades, Gênero, Enfrentamento ao Racismo e Combate à Violência.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.