Bolsa Atleta, Lei de Incentivo, desporto escolar e infraestrutura esportiva alcançam patamares inéditos em 2021

Nos esportes, o ano de 2021 ficará marcado como aquele em que o Brasil protagonizou as melhores campanhas da história tanto nos Jogos Olímpicos quanto nos Jogos Paralímpicos. A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, por meio do programa Bolsa Atleta, auxiliou de forma direta nessas conquistas.

Em 2021, o Bolsa Atleta atingiu o recorde histórico de contemplados, com 7.248 atletas, resultado de um orçamento de R$ 145,2 milhões. Esse apoio esteve presente de forma maciça nas delegações do Brasil nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Paralímpicos do Japão.

Nas Olimpíadas de Tóquio, os 21 pódios – 7 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze – garantiram a 12ª colocação no quadro geral de medalhas ao Brasil. A delegação nacional foi composta por 302 atletas, dos quais 242 (80%) eram contemplados pelo Bolsa Atleta. Das 21 medalhas conquistadas, 19 vieram por atletas patrocinados pelo programa do Governo Federal.

O Bolsa Atleta só não esteve presente na totalidade das medalhas porque o futebol, que conquistou o ouro, não integra o programa e a skatista Rayssa Leal, que ficou com prata, tem 13 anos e a idade mínima para ser contemplada é 14 anos.

Nos Jogos Paralímpicos, a participação do Bolsa Atleta foi ainda mais marcante: 95,7%, ou 226 dos 236 representantes brasileiros em Tóquio eram integrantes do programa. Em Tóquio, o Brasil terminou as Paralimpíadas na sétima colocação no quadro de medalhas, com 72 pódios – 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze. Desse total, 68 medalhas (94,45%) foram conquistadas por atletas bolsistas.

“O fato de os atletas terem continuado a receber o apoio do Bolsa Atleta durante a pandemia, em 2020 e 2021, foi crucial para que eles pudessem se preparar com mais tranquilidade para os Jogos de Tóquio. Isso impactou de forma positiva nos resultados”, diz Bruno Souza, secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, responsável dentro da Secretaria Especial do Esporte pelo Bolsa Atleta.

Lei de Incentivo

O ano foi igualmente produtivo para a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). O programa comemorou em 2021 o recorde histórico de projetos apresentados em um mesmo ano: 2.507.

Outras marcas inéditas foram os 1.145 projetos aprovados e o passivo de prestação de contas zerado, algo que nunca havia ocorrido desde que a Lei de Incentivo passou a vigorar, em 2007.

JEB’s

Para o desporto escolar, 2021 marcou o retorno dos Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s, após um hiato de 17 anos sem a realização da competição. Disputado no Rio de Janeiro, com 15 das 17 modalidades no Parque Olímpico da Barra, o coração dos Jogos Rio 2016, a competição reuniu 5.114 estudantes-atletas de 12 a 14 anos das 27 Unidades da Federação, além de 1.138 professores e técnicos.

A competição foi a maior da história dos Jogos Escolares Brasileiros e permitiu que centenas de crianças de todos o país vivessem experiências inéditas como viajar de avião, se hospedar em um hotel e ver o mar pela primeira vez. Tudo isso tendo o esporte como catalizador.

Também em 2021, o Brasil conquistou, na Sérvia, o direito de sediar, em 2023, os Jogos Mundiais Escolares Sub-15. Com a participação de milhares de atletas de todo o mundo, o evento será a maior competição escolar já realizada no país.

“Fortalecer o esporte escolar e o esporte de base sempre foi minha principal prioridade desde que assumi a Secretaria Especial do Esporte”, afirma o secretário Marcelo Magalhães. “Em 2022, teremos novamente os JEB’s e os Jogos Escolares Sul-Americanos. E, em 2023, teremos, além dos JEB’s, os Jogos Mundiais Escolares Sub-15. Nossa cadeia está fechada, com os maiores eventos do desporto escolar no Brasil nos próximos dois anos”, prossegue.

Infraestrutura Esportiva

O ano também foi de avanços na infraestrutura esportiva, que teve mais de 1.500 obras concluídas, resultado de repasses de R$ 1,97 bilhão por parte do Governo Federal. São quadras poliesportivas, campos e estádios de futebol, complexos esportivos, ginásios, piscinas, pistas de skate, academias ao ar livre, centros de lutas, pista de atletismo, pista de caminhada, pista de bicicross e praças esportivas prontas, além de reformas, modernização e adequações de equipamentos esportivos entregues em municípios de 26 estados.

Fonte: Ministério da Cidadania




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.