SRH conclui curso Líder+Ágil capacitando mais de 100 gerentes da PJF

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora,  inteligência emocional, comunicação e feedback, ciclo orçamentário, metodologias ágeis e trabalho remoto foram expressões que os mais de 120 gerentes de departamentos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) mergulharam nos últimos três meses no Líder+Ágil. Iniciado em outubro, o treinamento foi concluído nesta terça-feira, 21, com o último dos sete módulos do curso.

O sétimo módulo abordou a gestão e a legislação do trabalho remoto, com a assessora jurídica da Secretaria de Transformação Digital e Administrativa, Raquel Perrota, e o gerente do departamento de Análise de Negócios, Projetos e Processos da STDA, Sidnei Rocha.

“Tivemos devolutivas de que foi um grande sucesso a edição desse curso, com uma participação ativa, interessada de todos os nossos gerentes, que foram o alvo dessa primeira edição do projeto. Esperamos que essa ferramenta seja muito utilizada e consiga dar mais agilidade ao desenvolvermos nossas tarefas, de modo que o nosso cidadão seja beneficiado”, avaliou o secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas, anunciando a previsão para realização do treinamento destinado aos supervisores da PJF em 2022.

Para o gerente do departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde, Jefferson Nascimento, “o curso Líder+Ágil foi muito importante para desenvolver algumas habilidades de liderança e aprender algumas metodologias que podem contribuir diretamente na gestão, com destaque para a parte de ciclo orçamentário. Além de ter possibilitado a troca de experiências e vivências entre outros gestores de departamentos.

A gerente do Departamento de Desenvolvimento do Servidor da SRH, Cláudia Stumpf, dividiu os meses entre a coordenação do curso, em conjunto com a Escola de Governo e a APA da SRH, e o perfil de aluna do treinamento. “Fazer parte da construção do curso e participar como aluna foi uma excelente oportunidade para interação com outros gerentes da PJF, pois proporcionou reflexão e busca de soluções de problemas que acabam sendo muito parecidos e pertinentes, foi muito bom participar de debates tão ricos e práticos. Este momento que nos foi oferecido enquanto gerentes colabora para desenvolvermos novas competências e ajudar a prefeitura a alcançar maior eficiência nos serviços ofertados ao cidadão”, destacou.

O curso

Os primeiros encontros da edição de 2021 do Líder+Ágil, ainda em outubro, abordaram temas como inteligência emocional, mindset para líderes, soft skills, comunicação e feedback, que foram divididos com ponderações teóricas pelas psicólogas Aretha Martins, da Assessoria de Programação e Acompanhamento (APA) da SRH; e Nayara Baptista, do Departamento de Desenvolvimento do Servidor (DDS). Os temas foram abordados através de dinâmicas em grupos e individuais, que levaram os gerentes a vivenciar e a refletir sobre os assuntos tratados.

O módulo seguinte trouxe aos gerentes a temática do ciclo orçamentário. Conduzidos pelo subsecretário de Planejamento Institucional da Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop), Anderson Furtado, os encontros esmiuçaram as especificidades do Plano Plurianual (PPA), composto por programas e ações com metas previstas para os quatro anos de governo, revisto anualmente, bem como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as diretrizes para elaboração e execução do orçamento elaborado anualmente e também a Lei Orçamentária Anual (LOA), que traduz em números as metas da LDO e engloba gastos com manutenção da máquina administrativa.

O módulo 6 apresentou a metodologia ágil do Scrum e foi conduzido por consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Foram três encontros on-line, com quatro turmas, que contaram com a exposição teórica sobre a metodologia, além da elaboração de projetos utilizando a metodologia em pequenos grupos. O Scrum é uma estrutura, um arcabouço (framework) que define papéis, eventos, artefatos e regras para o desenvolvimento de produtos complexos e adaptativos, valorizando a entrega frequente e incremental de valor para o cliente.

O “Líder+Ágil” foi desenvolvido pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH), através dos departamentos de Desenvolvimento do Servidor (DDS), Escola de Governo (DEG) e da Assessoria de Programação e Acompanhamento (APA), com apoio da Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA).

O programa foi direcionado a todos os gerentes de departamentos da Administração Direta, que foram divididos em quatro grupos. A proposta de um treinamento em metodologia ágil surgiu da necessidade de aumentar o nível de qualificação dos gerentes da PJF e tem como objetivo oferecer ferramentas de gestão para que os líderes possam tomar decisões de maneira rápida e ágil.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.