O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (29/9), da reunião de abertura do grupo de atuação durante o período chuvoso em Minas Gerais. O objetivo é definir estratégias de gestão e de enfrentamento e prevenção de desastres, integrando as forças do Estado na defesa da vida. Este é o primeiro encontro da equipe, que se reunirá com frequência até março de 2022.
Zema mostrou preocupação com as chuvas e ressaltou a importância da preparação com antecedência para enfrentar o período. ”Temos de estar preparados sempre, pois há uma imprevisibilidade do que pode acontecer”, disse o governador.
O chefe do executivo estadual destacou que as mudanças climáticas impactam diretamente na atuação do Estado e demandam atenção. “Esses eventos têm ficado cada vez mais intensos. Ou mais seca, ou mais chuva. Isso acaba dificultando o trabalho, mas vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance. O mineiro merece toda consideração e tudo o que for possível para mitigar essas perdas”, ressaltou Zema.
O Grupo especial de Resposta é composto por membros das secretarias de Estado de Governo; Geral; Desenvolvimento Social; Fazenda; Saúde; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Infraestrutura e Mobilidade. Participam também a Defesa Civil, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), o Corpo de Bombeiros, as polícias Militar e Civil, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Copasa e a Cemig.
“Trata-se de um grupo importantíssimo para que tenhamos sucesso nas ações de mitigação, preparação e resposta ao período chuvoso em Minas. É uma ação integrada que possibilita a atuação em todo o Estado, cada qual em sua área e auxiliando o outro órgão ou entidade na solução de problemas. Com isso, estamos cada vez mais próximos do cidadão e da comunidade durante o período chuvoso”, disse o chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG) e coordenador estadual de Defesa Civil (Cedec), coronel Osvaldo de Souza Marques
Colaboração
A equipe atuará com auxílio e colaboração de todos os municípios de Minas Gerais. Ainda nesta quarta (29/9), o grupo participará da “1ª Conferência Internacional: preparação para o período chuvoso 2021/2022”, para capacitar os municípios mineiros em Proteção e Defesa Civil dentro do contexto do risco de desastres no período de chuvas.
Desde o período chuvoso 2021/2022, a Defesa Civil vem ampliando e modernizando a produção de alertas meteorológicos de qualidade para a população mineira, emitindo mensagens personalizadas por região, de acordo com a área geográfica passível de ocorrência de eventos atmosféricos significativos.
Além disso, a Defesa Civil promoveu, nos meses de agosto e setembro deste ano, visitas técnicas aos municípios que apresentam um grau de recorrência de desastres elevado e que receberam recursos para resposta no período chuvoso passado (2020/2021).
Nas visitas foram verificadas as instalações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), os planos de contingência e as obras de reconstrução executadas pelo município por meio do repasse de recursos federais. Também foi feita a avaliação do sistema de drenagem urbana da cidade.
Plantão de emergência
O GMG/Cedec mantém um serviço de plantão 24h localizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Administrativa, onde é feito o monitoramento do estado nos eventos de período chuvoso, recebendo demandas dos municípios e emitindo alertas meteorológicos. O plantão 24h atende pelo número de telefone: (31) 99818-2400.
Fonte: Agência Minas