Prefeita visita obras de infraestrutura em Juiz de Fora

Na manhã desta quinta-feira, 26, a prefeita Margarida Salomão visitou quatro áreas em que são necessárias intervenções de infraestrutura em Juiz de Fora: o córrego Humaitá, no bairro Industrial; o entorno do córrego de Santa Luzia, pontos recorrentes de alagamento; a rua José Lourenço, no bairro Borboleta; e as obras de contenção da Rua Rosa Sffeir, no Grajaú. Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o líder do executivo esteve acompanhada da secretária de Governo, Cidinha Louzada, do secretário de Obras, Lincoln Santos Lima, e do diretor-presidente da Cesama, Júlio Teixeira.

“Nós estamos defendendo o investimento que não aparece e, por isso, alguns políticos não gostam de fazer, mas que é fundamental para uma estrutura urbana decente. São obras de infraestrutura que se não forem feitas colocarão vida das pessoas em risco. Obras caras, com pouca visibilidade, mas essenciais. Estamos cuidando de Juiz de Fora, que estava muito mal-cuidada. Esse é um compromisso nosso com a cidade que é um bem de todos e deve ser cuidada para todos”, afirmou a prefeita.

Na Avenida Santa Luzia, na região conhecida como Cachoeirinha, as encostas da via cederam há alguns anos. O objetivo da ação é manter a calha do córrego, além de proporcionar maior estabilidade para o trecho da via. O projeto para a realização da obra está sendo licitado e a abertura das propostas das empresas interessadas será realizada em outubro. “Aqui, a cada chuva, a queda das encostas da via evolui e, se não for feito nada, em breve a água levará as redes de água, esgoto, deixando as pessoas sem abastecimento e correndo o risco de afetar as estrutura das casas das pessoas. Essa é uma obra fundamental para que a população tenha tranquilidade”, destacou o presidente da Cesama, Júlio Teixeira.

Antes do início das obras, a equipe do Demlurb está trabalhando na limpeza e no desassoreamento do córrego para que posteriormente sejam executadas as intervenções de contenção da via. “Por isso, é fundamental, mais uma vez, a gente fazer esse apelo para a cidade: não joguem lixo fora do lugar. Isso gera consequências graves. Nós temos que tratar os nossos rios como a gente trata a nossa casa, o nosso quintal”, afirmou a Secretário de Governo, Cidinha Louzada.

Córrego Humaitá

No córrego Humaitá, serão construídas barreiras de contenção para a Avenida Lúcio Bittencourt, uma das mais atingidas pela inundação em Juiz de Fora. “Infelizmente, toda essa estrutura que sustenta o córrego colapsou. Um trecho já ruiu e nós temos a indicação clara que os trechos posteriores também vão ruir. Vamos fazer um novo projeto de contenção e vamos dar uma nova conformação ao córrego até o final da avenida. Esse projeto já está sendo orçado para que seja licitado”, afirmou o Secretário de Obras, Lincoln Santos Lima.

Risco iminente na rua José Lourenço

A comitiva da prefeita e secretários visitou também a rua José Lourenço, no bairro Borboleta, que foi interditada no último sábado, dia 21, pela Defesa Civil, por apresentar riscos iminentes de deslizamentos de taludes. A prefeita destacou a importância da obra para a cidade e os cuidados com o cidadão, resolvendo um problema que já dura mais de 20 anos.

Após o mapeamento de riscos feito pela Defesa Civil, as intervenções a serem realizadas na rua estão em fase de orçamento para contratação de projeto que vai contemplar a construção de muro de contenção e obras de drenagem na Rua José Lourenço, estando dentre as prioridades da atual gestão devido ao trânsito intenso no local.

Obras de contenção no Grajaú

A prefeita também visitou as obras de construção de muro de contenção na Rua Rosa Sffeir, bairro Grajaú, que há décadas os moradores sofrem com problemas de deslizamentos de terra. A ação visa a garantir a estabilidade da encosta e a segurança de cerca de 350 famílias que residem na região. Até o momento já foi concluída a primeira etapa da intervenção. Na sequência, serão realizados outros muros e a instação do solo grampeado, ações com previsão de término ainda no ano de 2021.

Leia mais:

Rua José Lourenço será interditada por risco de deslizamento de terra

Obras de contenção no Grajaú têm primeira etapa concluída

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.