PJF amplia parceria para desenvolver ações relacionadas à gestão de resíduos sólidos

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) segue atuando para desenvolver a política de resíduos sólidos no município. Com o objetivo de trocar experiências para aprimorar o trabalho do poder público, foi realizada na sexta-feira, 13, reunião com o Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Preto e Paraibuna, Wilson Acácio; com o coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), Luiz Felipe Falcão; e com o professor do núcleo de Geografia do Instituto Federal do campus de Juiz de Fora, Ciro de Sousa Vale.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, assim como explica a secretária de Governo, Cidinha Louzada, uma das coordenadoras da reunião, a intenção do encontro é somar esforços na discussão dos planos de coleta seletiva e da gestão de resíduos sólidos, além de debater propostas de melhorias das condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis. “A Prefeitura já está trabalhando, dentro da operação Boniteza, na aproximação com as associações de catadores e na valorização do trabalho realizado. Abrir o diálogo com outras pessoas que conhecem e se interessam pela causa será enriquecedor para o nosso projeto”, pontua.

A reunião também foi conduzida pelo secretário Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha; pela diretora-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Gisele Pereira Teixeira; e pelo subsecretário da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Arthur Valente.

Diálogo e vontade política

O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Preto e Paraibuna, Wilson Acácio, destacou a importância do diálogo com o Executivo. “É a primeira vez que eu participo de uma reunião como essa promovida pela Prefeitura. Estou motivado e acredito no empenho desta gestão”, afirma o ambientalista. Wilson Acácio entregou, ainda, uma carta contendo os debates promovidos no seminário “Qual o papel dos catadores no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Juiz de Fora?”, realizado de forma remota em novembro de 2020.

O Decreto que aprova o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (PMGIRS/JF) e institui o Grupo de Trabalho Interinstitucional para acompanhar o monitoramento, a avaliação, a implementação e a revisão do plano foi assinado pela Prefeita Margarida Salomão em maio. Visando integrar os catadores de materiais recicláveis na gestão e no planejamento, há mais de um mês são realizadas reuniões semanais na Secretaria de Governo (SG) com representantes de três associações: a Associação Municipal dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf); a Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares); e a Associação De Catadores Autônomos Lixo Certo (Alicer). “Estamos avançando no trabalho com as associações e, nesse primeiro momento, nosso foco será na organização dos galpões”, conta a secretária de governo, Cidinha Louzada.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.