Abrindo oficialmente o evento “Mais Juventudes, Mais Democracia”, a Prefeita Margarida Salomão deu posse, nesta quarta-feira, 11, aos conselheiros governamentais e da sociedade civil, eleitos para o Conselho Municipal da Juventude (CMJ), biênio (2021-2023). A cerimônia foi realizada de forma presencial para convidados, às 11h, no Auditório Cirene Candanda, e transmitida ao vivo pelo Instagram da PJF.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, ao assinar o termo de posse da nova composição do CMJ, a chefe do executivo municipal destacou a importância da participação da juventude em diferentes setores da sociedade. “É muito importante que as políticas públicas sejam concebidas pela juventude. Melhor ainda, se esse conselho for caixa de referência de muitas outras plenárias feitas fora daqui. Que aqui ressoe o que pensam as jovens e os jovens de Benfica, da Vila Olavo Costa, do Retiro, e do restante da cidade, na defesa dos direitos humanos. Tenho muita esperança de que nós estejamos nos preparando para trabalhar propostas importantes como a do Plano Municipal da Juventude e espero que vocês contribuam na realização. Nossa agenda visa à garantia dos direitos dos jovens à mobilidade, saúde, educação, entre outros setores. Quando a gente está fora do governo, a gente resiste. Quando a gente está no governo, a gente transforma. E esse é o nosso compromisso.”
O titular da pasta Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, ressaltou o compromisso da atual gestão com a construção de políticas públicas de forma participativa e enfatizou a relevância do CMJ na concretização desta inicitiva. “ Em vários momentos, não só no processo eleitoral, mas no dia a dia da nossa luta, foi falado sobre a necessidade de construção de políticas públicas com a participação efetiva e consistente das pessoas. E a prefeita afirmava muito sobre isso no processo eleitoral e, ao assumir o governo e reunir o seu secretariado, reafirmou que na construção de qualquer ação, programa, política pública, temos que chamar as pessoas para conversar, debater, ouvir seus questionamentos e críticas. E o Conselho é um instrumento para isso e para o enfrentamento dos retrocessos que estamos presenciando.”
A coordenadora de Políticas para a Juventude da SEDH, Luiza Gonçalves Lovisi Travassos, comentou sobre as atividades que integram a proposta do mês da juventude. “Hoje é um dia muito importante para nós, por ser a abertura da programação do mês da juventude, repleto de atividades que nos proporcionará um contato direto com os jovens, ouvindo-os e conversando com eles sobre o Plano Municipal de Políticas para a Juventude.”
A solenidade contou com a participação de representantes das secretarias da PJF e da administração indireta, da sociedade civil, de convidados, e com a presença dos membros eleitos para o CMJ. Os nomes dos membros eleitos e nomeados para compor o CMJ/JF podem ser conferidos na Portaria n.º 11.638, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município (Atos do Governo), no dia 28 de maio de 2021.
“Mais Juventudes, Mais Democracia”
O evento “Mais Juventudes, Mais Democracia” é promovido pela coordenação de Políticas para a Juventude da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com as demais secretarias e órgãos da administração indireta. A iniciativa tem como objetivo marcar o Dia Internacional da Juventude, comemorado nesta quinta-feira, 12, celebrar o papel dos jovens para gerar mudanças e debater os desafios enfrentados pela juventude mundial. A programação envolve exposição fotográfica; ciclos de rodas de conversas; live temática; materiais audiovisuais sobre a juventude, entre outras atividades que serão divulgadas no decorrer do mês.