A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta segunda-feira (5.07) a convocação de mais dois atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio: Mateus Daniel Adão de Sá (Pinheiros-SP), no salto triplo, e de Lucas da Conceição Vilar (SESI-SP) nos 200m. Ele foram chamados após remanejamento de vagas feito pela World Athletics.
Desta forma, o Brasil passa a ter 53 representantes na competição, que terá a cerimônia de abertura no dia 23 de julho, no Estádio Olímpico do Japão. Os dois atletas entram nas vagas pela cota do Ranking Mundial por Pontos, em função de desistências por lesão e por opção de provas, caso dos qualificados em mais de uma especialidade.
Isso ocorreu, por exemplo, com o brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF), convocado para os 20km e os 50km marcha atlética. Ele abriu mão dos 50km porque o espaço entre as provas é de apenas 13 horas.
Os dois novos convocados têm excelente carreira nas competições de base. Mateus, nascido a 21 de novembro de 1995, em Dracena (SP), ganhou a medalha de bronze no triplo no Mundial Sub-20 de Eugene-2014, nos Estados Unidos. Ele é treinado por Tania Moura, em São Paulo.
Lucas Conceição Vilar é um dos jovens talentos da velocidade brasileira. Nascido a 10 de março de 2001, em Limeira (SP), ele é treinado por Darci Ferreira da Silva e companheiro de treino de Felipe Bardi dos Santos, já convocado para a Olimpíada, em Santo André (SP). Entre os seus títulos está a medalha de bronze nos 200m nos Jogos Olímpicos de Juventude, em Buenos Aires-2018, na Argentina.
Agora o Brasil tem 33 atletas no masculino e 20 no feminino. O torneio de atletismo será de 29 de julho a 8 de agosto no Estádio Olímpico do Japão e no Sapporo Odori Park, que fica a 800km de Tóquio (provas de marcha e de maratona).
Investimento federal
Tanto Lucas quanto Mateus são integrantes da categoria Internacional do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro. Dos 53 atletas da modalidade em Tóquio, 50 (94%) são contemplados com os recursos diretos do programa executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Ao todo, a delegação brasileira tem, até agora, 310 vagas em Tóquio, um recorde absoluto nas edições disputadas fora do país. A marca anterior havia sido registrada nos Jogos de Pequim, em 2008, com 277. Das 310, já foram anunciados os nomes de 277. Ainda haverá os anúncios das convocações do handebol (28 atletas, com 14 no masculino e 14 no feminino) e das cinco integrantes do conjunto de ginástica rítmica.
Dos 277 nomes anunciados, 219 (79%) são integrantes do Bolsa Atleta. Sem levar em consideração o futebol masculino, que não faz parte do programa, o percentual de bolsistas sobe para 85,8%. Desse universo, 91 integram a categoria Pódio, a principal do programa, com repasses de R$ 5 mil a R$ 15 mil e voltada para atletas que se qualificam entre os 20 melhores do mundo em suas modalidades. Outros 55 pertencem à categoria Olímpica, 52 fazem parte da categoria Internacional e 21 integram a Nacional.
Em 18 das 33 modalidades em que o Brasil tem atletas qualificados para os Jogos Olímpicos, 100% dos atletas integram o Bolsa Atleta.
Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo