O Brasil é o líder da fase de classificação do Pré-Olímpico de Split. Fazendo um jogo defensivo perfeito e calibrado nas bolas de três pontos, a Seleção não deu chance para os donos da casa, a Croácia. Apesar do suporte da torcida, a equipe do técnico Petrovic liderou por 40 minutos e venceu por 94 a 67. Agora, espera o adversário nas semifinais, no sábado.
O horário e o rival dependem da última rodada da fase de grupos, nesta quinta-feira, reunindo Alemanha x Rússia e Tunísia x Croácia. O México folga, assim como o Brasil, e também já está classificado, podendo inclusive ser o rival brasileiro na semifinal. Assim, Rússia ou Alemanha voltam para casa na primeira fase. A Tunísia segue adiante se conseguir superar a Croácia. Apenas o vencedor da final do dia 4 de julho, às 15h, na Spaladium Arena, garante um lugar em Tóquio 2020.
“Construímos nossa vitória por meio da defesa. Defendemos e pudemos atacar bem, mas foi só um jogo, uma vitória. Importante, sobre um time forte, mas que não decide nossa vida. É seguir trabalhando. Faltam dois jogos”, apontou Hettsheimeir, que anotou 20 pontos e foi um dos destaques do time. Mantendo a tendência de pontos bem distribuídos entre os atletas, Caboclo fez 15, Léo Meindl anotou 14 e Varejão fez 11. O armador Marcelo Huertas teve seis pontos, com oito assistências.
O jogo
A Seleção começou com um quinteto diferente, mas nem por isso menos agressivo: Georginho, Léo Meindl, Rafa Luz, Caboclo e Hettsheimeir. Controlando no ataque, abriu 21 x 10 no começo do primeiro quarto e fechou vencendo por 25 x 20, com Hettsheimeir e Rafael Luz como destaques.
No segundo quarto, a Croácia encostou com Zizic e Hezonja trabalhando bem no garrafão e nas bolas de fora. Léo Meindl, Alex e Caboclo também entraram forte e a Seleção foi para o intervalo vencendo por 45 x 34, com 13 pontos de Hettsheimeir e oito de Rafa Luz.
O terceiro quarto não teve panorama diferente. Caboclo entrou ainda mais no jogo e chegou aos 15 pontos com uma cravada. Faltando três minutos para o fim do período, o Brasil vencia por 62 a 49.
Defendendo bem, a Seleção forçava o erro da Croácia, indo para o último período vencendo por 71 x 55. No último quarto, aplaudido de pé pela torcida adversária, o Brasil manteve o foco e fechou com vitória por 94 x 67.
Fonte: Assessoria CBB