Luiz Francisco é o primeiro brasileiro garantido para a estreia do skate nos Jogos Olímpicos

Integrante da Seleção Brasileira de Skate, Luiz Francisco é o primeiro skatista do Brasil classificado para a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos. A vaga foi assegurada matematicamente nesta terça-feira (11.05), a partir do anúncio da World Skate de que o Dew Tour (16 a 23 de maio, em Des Moines – Iowa – EUA) terá mantida a pontuação de Pro Tour. Em função do cancelamento do Mundial de Park de 2021, o evento da próxima semana será o último classificatório para o Park.

“Foram três anos na correria, competindo, viajando. Realmente não foi fácil chegar aqui. Tenho só a agradecer à Confederação, a CBSk, por ter me apoiado desde o início, à minha família, ao Leonardo Romeu, que é meu fisio, ao Leandro, que são pessoas que acreditaram em mim todos os dias. Não só cobrando e sim impulsionando a não desistir. Desde o início era uma coisa que eu queria. Querendo ou não, os Jogos Olímpicos são o maior evento que temos de esporte no mundo. Fazer parte da primeira Seleção Brasileira de Skate, da primeira Olimpíada com skate, é um marco histórico. E conseguir ter assinado o meu nome nele é gratificante. Está difícil até raciocinar ainda. Mas é isso. Até lá, agora é uma longa estrada e vamos buscar isso aí para a gente”, disse Luiz Francisco.

O atleta é integrante da categoria Pódio, a principal do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro, executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Com a confirmação de Luiz Francisco, o Brasil passa a ter 221 vagas confirmadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 26 modalidades. Dessas, 76 têm nome e sobrenome definidos. As demais dependem de convocações ou qualificações das confederações esportivas. No grupo de 76, 72 são integrantes do programa Bolsa Atleta (94,7%).

Natural de Lorena (SP), o skatista de 294,7%)0 anos ocupa a segunda colocação do ranking mundial. Ao longo das classificatórias olímpicas, foi vice-campeão do Aberto Internacional de Nanjing (China/ evento 5 estrelas), em julho de 2019, e, em setembro daquele mesmo ano, o brasileiro ficou com a prata no Mundial em São Paulo.

Luiz Francisco está com a delegação brasileira na Califórnia (EUA) participando de período preparatório para a disputa do Dew Tour. “Temos buscado criar as melhores oportunidades para os skatistas brasileiros. A conquista da vaga pelo Luizinho representa que o primeiro desses nossos 12 objetivos foi alcançado. É algo que nos emociona e enche de orgulho, tanto pelo Luizinho e pela família dele quanto pelo trabalho que temos realizado”, afirma Eduardo Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

“Vejo nesses dois anos juntos o quanto o Luizinho se entrega ao projeto e vem se preparando de forma excepcional. Ele leva a sério tudo o que a gente passa, tanto na parte física quanto na técnica. Ele é determinado. Um competidor nato. Quando entra no game, entra para vencer e superar qualquer obstáculo. Ele teve algumas lesões e conseguiu driblar essas dificuldades. Ter essa superação e conseguir se manter no topo é um mérito do Luizinho, que merece tudo o que está acontecendo. Acredito que o suporte que ele tem, junto com o trabalho da CBSk, só fortaleceu. É uma conquista para ele e para nós ele ser o primeiro classificado. Essa notícia me deixa muito feliz pelo Luizinho”, completa Edgard Pereira Vovô, consultor técnico da Seleção Brasileira de Park. Após o Dew Tour, parte da delegação segue para o Mundial de Street, em Roma (ITA), de 31 de maio a 6 de junho.

Olimpíadas

O skate vai estrear nos Jogos de Tóquio com competições nas modalidades Street e Park, no masculino e no feminino. Há um total de 80 vagas (40 em cada naipe, 20 para cada modalidade). O Brasil tem chances reais de não só qualificar atletas na janela que se estende até junho de 2021, mas de brigar pelos quatro ouros. O limite é de três atletas por país em cada modalidade, no masculino e no feminino, ou de um total de 12 atletas. As competições em Tóquio serão no Parque Urbano de Ariaque, na mesma região em que serão disputadas as provas de ciclismo BMX. A estreia do skate será no dia 25 de julho (domingo no Japão), com o Street masculino. No dia seguinte, será a vez do Street feminino. O Park fecha a participação do skate nos Jogos Olímpicos nos dias 4 e 5 de agosto.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.