Os pluviômetros de Juiz Fora recebem manutenção nesta semana

Os pluviômetros localizados em Juiz de Fora estão recebendo limpeza e manutenção para garantir a precisão na medição da intensidade e do volume das chuvas no município, com o fim do período chuvoso. Com acompanhamento de equipe da Defesa Civil, a manutenção dos equipamentos está sendo feita por uma empresa contratada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de fora, a cidade possui 25 pluviômetros automáticos espalhados pelas regiões, além de 11 semiautomáticos. Os automáticos registram o volume e intensidade da chuva e enviam os dados em tempo quase-real ao Cemaden, enquanto as informações coletadas pelos semiautomáticos são armazenadas e posteriormente analisadas.

Através da leitura dos equipamentos, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais analisa dados, emite alertas quando necessário e identifica aqueles que precisam de ajustes. Sete pluviômetros passaram por manutenção, nesta semana, sendo um deles na Estação Pluviométrica, localizada na Ponte Domingos Alves Pereira. Além do pluviômetro, a Estação possui uma câmera que permite que a Defesa Civil monitore o volume do Rio Paraibuna.

A Defesa Civil também realiza limpeza periódica dos pluviômetros com intuito de garantir a qualidade dos dados coletados. A gerente do Departamento de Prevenção e Atividades Intersetoriais (DPAI) da Defesa Civil, Camila Galvão, destaca que a precisão das informações é fundamental para que o órgão se prepare para situações de risco. “É muito importante que os dados coletados pelos pluviômetros estejam corretos para análise da intensidade pluviométrica em cada região, deixando a equipe da Defesa Civil preparada para situações envolvendo riscos hidrológicos como inundação, alagamento e enxurrada, e também de movimentação de massa, como escorregamento de solo”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.