Desde que foi feita a publicação do decreto municipal 14.380, no dia 7 de março deste ano, que vetou o transporte de passageiros em pé nos ônibus urbanos, consequentemente diminuindo a lotação, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vistoriou 5.398 coletivos até esta última quinta-feira, 8.
Conforme os dados obtidos no site da Prefeitura de Juiz de Fora, foram flagrados 361 ônibus transportando passageiros além do limite determinado, número este que corresponde a menos de 7% dos veículos fiscalizados. Os ônibus em situação irregular foram autuados pelos agentes de transporte e trânsito da SMU, que são os responsáveis pelas vistorias.
Realizada durante todo o dia, a operação vem sendo intensificada nos horários de pico e no atendimento de denúncias realizadas pela população, mas tendo foco principal nos pontos estratégicos no centro da cidade. A vistoria também é promovida no horário de saída dos bairros, especialmente no período da manhã. Os agentes também verificam a disponibilidade do dispositivo de álcool gel e se os usuários e os trabalhadores estavam utilizando máscaras, além do número de passageiros.
Esta redução do número de passageiros nos ônibus é mais uma das medidas adotadas pela PJF para o controle da pandemia de Covid-19 no Município e foi implantada juntamente com a instauração da Faixa Roxa, do Programa Juiz de Fora pela Vida, que também decretou o lockdown em Juiz de Fora. A determinação também é uma forma de proteção dos trabalhadores do transporte coletivo urbano.