O judô brasileiro será representado por quatro atletas no Grand Slam de Antalya, na Turquia, que será nesta quinta, sexta e sábado. Os judocas Eric Takabatake (60kg/ECPinheiros/FPJudo), Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/FGJ), Willian Lima (66kg/ECPinheiros/FPJudo) e David Moura (+100kg/Instituto Reação/FJERJ), que saíram do Brasil para a Turquia, serão os representantes nacionais na competição. O Grand Slam vale mil pontos no ranking de classificação para os Jogos de Tóquio 2020.
Por outro lado, a delegação brasileira que veio da Geórgia após competir o Grand Slam de Tbilisi no último fim de semana foi afastada preventivamente do Grand Slam de Antalya. O meio-médio Eduardo Yudy Santos (81kg) apresentou resultado positivo no teste PCR3 (entrada na bolha sanitária) e, pelo protocolo das autoridades locais, todos os seus contactantes foram isolados, mesmo tendo resultados negativos nos exames feitos na chegada à Turquia. Eles estão sendo monitorados e atendidos de perto pelo médico da seleção brasileira, dr. Rafael Sugino, que acompanha a equipe na Turquia.
“É um momento, realmente, de muito cuidado e precaução e que exige um esforço conjunto de toda a comunidade do judô para minimizar os riscos de contaminação e para que as competições aconteçam em ambiente seguro para todos os participantes. Nossos atletas estão frustrados, mas entendem que a saúde e a segurança de todos é prioridade”, explica Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ.
Este é o penúltimo Grand Slam da temporada 2021 e o Brasil tem seis medalhas até agora.: três bronzes, duas pratas e um ouro.
Programação
A programação do Grand Slam de Antalya começou nesta quarta, com o sorteio que definiu as chaves de todas as categorias. Eric, Daniel e Willian lutarão na quinta-feira, primeiro dia de competição, enquanto David Moura competirá no sábado, último dia de disputas.
Fonte: Confederação Brasileira de Judô (CBJ)