Revezamento da Tocha Olímpica tem início em Fukushima

O revezamento começou no centro de treinamento de futebol nacional do J-Village em Naraha. Os primeiros portadores da tocha foram as jogadoras da equipe de futebol feminino do Japão que venceram a Copa do Mundo da FIFA em 2011. Elas levaram a chama olímpica do Grand Start para o segundo portador da tocha, Owada Asato, de 16 anos, nativo de Fukushima. A partir daí, a tocha passará por todo o país anfitrião, visitando 859 municípios no caminho até seu destino final: o Estádio Olímpico de Tóquio, no dia 23 de julho.

“Em uma era em que tantas conexões entre nós foram interrompidas pela Covid-19, 10 mil condutores da tocha conectarão a jornada da chama olímpica. Esperamos que o revezamento da tocha possa trazer esperança, força e energia para cada destino”, disse Seiko Hashimoto, presidente do Comitê Organizador Tokyo 2020.

Seiko ficou profundamente comovido com o início do revezamento. Afinal, um fato pouco conhecido é que seu pai lhe deu o nome de Seiko após assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964. O caractere kanji, que significa “chama olímpica”, está incluído no nome Seiko.

“Sinto que está tudo finalmente em andamento. Esses Jogos foram adiados e, como resultado, coincidiram com o aniversário de 10 anos do terremoto. Quando começamos o revezamento e a tocha foi acesa me comoveu às lágrimas. Fiquei muito feliz”, afirmou Seiko Hashimoto.

Para muitos dos portadores da tocha, correr pelas ruas de Fukushima foi uma experiência extremamente pessoal. A estrela da Copa do Mundo Feminina Karina Maruyama morava em Fukushima e sente uma ligação especial com a região. “Passei cinco anos em Fukushima e sinto que metade de mim foi feita em Fukushima. Pensei nas pessoas daqui enquanto corria”, declarou.

As atividades em Fukushima aconteceram pouco mais de um ano depois que a chama olímpica pousou pela primeira vez no Japão, em 20 de março de 2020, na base aérea de Matsushima em Miyagi, após ser acesa na Grécia na Antiga Olímpia. Após o adiamento dos Jogos por um ano até 2021, a chama olímpica encontrou um lar no novo Museu Olímpico de Tóquio, e, de lá, visitou 14 prefeituras e 86 municípios, acolhida com grande entusiasmo pelo público e pela mídia japoneses por onde passou. Estima-se que a chama recebeu mais de 62 mil visitantes.

COI

O Comitê Olímpico Internacional (COI) parabenizou o Comitê Organizador Tóquio 2020 pelo início do Revezamento da Tocha Olímpica. “O mundo assistiu com grande entusiasmo como a chama olímpica começou sua jornada ao redor do Japão. Parabéns ao Comitê Organizador de Tóquio 2020 e ao povo japonês por esta conquista”, afirmou o presidente do COI, Thomas Bach.

“Inspirado pelos valores olímpicos de paz e solidariedade, o revezamento da tocha olímpica levará a mensagem de Tóquio 2020, ‘esperança ilumina nosso caminho’, para todo o Japão e para o mundo. Também reconhecerá os desafios enfrentados pela sociedade desde o ano passado, destacando a importância da unidade e da solidariedade dentro da humanidade, mostrando que só podemos nos tornar mais fortes juntos”, prosseguiu Bach.

“Seguiremos o revezamento da tocha olímpica com grande entusiasmo nas próximas semanas. A visão da chama olímpica será um momento muito emocionante, não apenas para o povo japonês, mas também para os milhares de atletas ao redor do mundo, muitos dos quais veem os Jogos deste ano como a luz no fim do túnel. A contagem regressiva final já começou: em 121 dias a Pira Olímpica será acesa. Tóquio fornecerá aos atletas o palco para brilhar”, frisou o presidente do COI.

Fonte: Tokyo 2020




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.