Os 19 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) criados pela Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estão abertos desde sábado e foram ocupados de imediato. A viabilização de novas vagas não impediu a continuidade do aumento da taxa de ocupação que, nesta segunda-feira, 22, está em 94,29%. Até o início desta tarde, havia 18 pessoas aguardando por uma vaga.
Os dados reafirmam que mais do que a criação de leitos, o isolamento social é a principal medida preventiva no momento. “Cada um deve se conscientizar sobre a necessidade do uso da máscara, da incorporação do hábito de lavar as mãos e permanecer o máximo que puder em isolamento”, declarou a secretária de Saúde, Ana Pimentel.
Dos leitos criados agora, nove estão no Hospital Albert Sabin e dez no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), antigo HTO. Também estão sendo viabilizados mais 30 leitos de enfermaria para Covid no HSVP.
Além dos leitos que estão sendo criados, a cidade conta com 28 do Hospital Ana Nery; dez no Hospital de Pronto Socorro Mozart Geraldo Teixeira (HPS), mesmo número na Santa Casa e 13 no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Hospital Regional Dr. João Penido, a Maternidade Therezinha de Jesus e o Hospital Monte Sinai possuem 20 cada.
Desde o início do agravamento da pandemia na cidade, a Prefeitura está tentando viabilizar, por meio de todas as estratégias possíveis, a ampliação de leitos e o fornecimento de vacinas, entretanto, tão importante quanto a abertura de novos leitos é o respeito à medida restritiva de lockdown e o distanciamento social a fim de diminuir a taxa de transmissibilidade do vírus, em fase de ascensão.
Fonte: Assessoria