Após três eliminações na chave individual, Brasil tenta vaga na semi das duplas no WTT do Catar

O Brasil pode classificar uma parceria para a semifinal do torneio de duplas mistas do WTT Star Contender, segunda competição internacional da temporada 2021. Nesta quinta-feira (11), Bruna Takahashi e Vitor Ishiy disputam a partida das quartas de final contra os eslovacos Barbora Balazova e Lubomir Pistej, a partir das 13h40 (de Brasília), na mesa 1, em Doha, no Catar.

Será o terceiro jogo da dupla na competição. Na fase preliminar, eles eliminaram os egípcios Dina Meshref e Omar Assar. Nas oitavas de final, bateram os húngaros Szandra Pergel e Adam Szudi, que ocupam a 15ª colocação no ranking mundial. Os adversários desta quinta-feira estão sem sexto lugar na lista.

“Não estou pensando no fato de chegar na semifinal, só quero continuar jogando bem. Até aqui, jogamos bem e estar nas quartas desse torneio forte é muito bom. Joguei contra o Pistej no individual, na semana passada. Sei que ele tem um jogo diferente e que eles são muito entrosados”, explica Vitor Ishiy.

Eliminações

Os três brasileiros que estavam na disputa no individual deixaram a competição nas oitavas de final nesta quarta: Bruna Takahashi, no feminino; e, Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano, no masculino.

Ainda na madrugada brasileira, Gustavo Tsuboi foi para a mesa enfrentar o sul-coreano Jeoung Youngsik, 13° do ranking mundial, com muita moral após uma grande partida contra o japonês Koki Niwa (17°), no dia anterior. Venceu bem o primeiro set, permitiu o empate, teve boas chances na terceira parcial, mas acabou superado, por 3 a 1 (11/6, 5/11, 9/11 e 3/11). Saiu do torneio com a sensação de dever cumprido e deve somar bons pontos no ranking da próxima semana.

“O Tsuboi jogou num alto nível, especialmente com a agressividade no saque. Mostrou que pode competir contra os melhores”, analisou o técnico Francisco Arado, o Paco.

A Coreia do Sul estava no caminho dos brasileiros. Pouco depois, Bruna Takahashi, melhor atleta do Brasil no ranking mundial feminino (47ª), enfrentou a sul-coreana Jeon Jihee, 15ª do mundo, também com muita confiança após eliminar a romena Bernardette Szocs (25ª). Perdeu os dois primeiros sets, reagiu na terceira parcial, mas acabou batida por 3 a 1 (7/11, 6/11, 11/9 e 5/11).

“A Bruna fez um jogo muito bom, teve alguns problemas com a recepção devido ao alto nível do saque da adversária, mas mostrou boas coisas, especialmente na disputa de backhand”, analisou o técnico.

Nova virada

Por fim, Hugo Calderano, melhor mesa-tenista do país no ranking masculino (7°), amargou uma nova virada inesperada. Na semana passada, na fase de quartas de final do primeiro torneio no Catar, abriu 2 sets a 0 contra o francês Simon Gauzy e acabou derrotado por 3 sets a 2. Desta vez, encarou o eslovaco Darko Jorgic, 31º do mundo.

Com autoridade, o brasileiro abriu 2 sets a 0 e caminhava para fechar o jogo em 3 a 0. Chegou a ter match point em 10 x 9, mas vacilou e sofreu a virada no game. Com erros não forçados, perdeu também a quarta parcial. Na quinta, chegou a abrir 4 x 1, mas novamente passou a oscilar e viu o placar em 7 x 10. Salvou três match points do adversário, virou para 11 x 10 e teve a chance de fechar o jogo novamente. Num erro não forçado, contudo, sofreu o empate e acabou perdendo a partida ao errar um saque quando o placar estava 11 x 12.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.