Como estímulo às discussões coletivas que, em conjunto, possam encontrar soluções sanitárias e econômicas para os municípios da Zona da Mata e Vertentes, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) vai promover amanhã, hoje, 11, às 9h, um encontro com os representantes do Poder Legislativo de outros municípios. Mais de 40 cidades já confirmaram presença na reunião.
De acordo com o vereador e presidente da CMJF, Juraci Scheffer (PT), é uma coordenação conjunta de mobilização das câmaras municipais para atuarem em rede no enfrentamento e combate à COVID-19. Dentre os principais temas abordados estão previstos a vacinação, os impactos econômicos, a educação e a possibilidade de junção do Poder Legislativo da Zona da Mata em prol do desenvolvimento da região.
Diante do momento único na pandemia, com novas variantes do vírus em circulação, potencialmente mais contagiosas, além da possibilidade iminente de colapso do sistema de saúde, a ideia é articular o Legislativo regional para discutir soluções focadas nas particularidades da Zona da Mata. A situação é alarmante em todo o estado e Juiz de Fora pode atuar como referência para um debate que atenda às necessidades locais.
O governo estadual cogita colocar a região da Zona da Mata e Vertentes na onda Roxa do Minas Consciente, com restrição da circulação de pessoas e toque de recolher entre 20h e 05h. Embora Juiz de Fora tenha elaborado o próprio programa de enfrentamento à COVID-19, o Juiz de Fora pela Vida, que delimitou avanço ou regressão de atividades sociais e empresariais de acordo com os índices de casos confirmados e leitos disponíveis, outros municípios ainda estão vinculados ao Minas Consciente em busca de soluções.
Situação grave a nível estadual
Minas Gerais bateu um novo recorde de casos confirmados em 24 horas e registrou 10.409 casos nesta quarta-feira, 10, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. É o maior número de casos em um único dia desde o início da pandemia. Em reunião na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) nesta quarta-feira, o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, estimou que com a nova onda de contaminações o próximo pico da doença poderá ter cinco vezes mais casos do que o pico anterior, em meados de 2020.
O estado soma hoje 930 mil casos confirmados, em um universo de 19 milhões de mineiros. Desses, 850 mil já se recuperaram, 64 mil seguem em observação, internados ou em isolamento domiciliar, e 19.824 pessoas perderam a vida para a COVID-19. Apenas considerando Juiz de Fora, já são 860 óbitos. Nas últimas 24 horas, 219 pessoas morreram em Minas Gerais, e em Juiz de Fora foram registrados quatro óbitos.
Fonte: Assessoria