Seleção Brasileira disputa o Pré-Olímpico e o Sul-Americano de remo

Mais de 150 atletas do Brasil e das Américas do Sul e Central se reúnem a partir desta quinta-feira (4.03) no Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para as disputas do Pré-Olímpico continental e do Sul-Americano de Remo.

Até o próximo sábado, a luta será em busca do passaporte olímpico em quatro categorias. Nas provas individuais (Single Skiff), o Brasil será representado por Beatriz C. Tavarez Cardoso e Lucas Verthein Ferreira. No duplo skiff, as equipes serão compostas por Vanessa Cozzi de Castro e Isabelle Falck Camargos, no feminino, e por Evaldo Mathias Becker Morais e Emanuel Dantas Borges, no masculino.

Pelas regras olímpicas, cada país pode inscrever até um barco por categoria. O calendário seletivo que teve início em 2019 e será retomado agora, no Rio, também prevê janelas pré-olímpicas de outros continentes e uma competição de caráter mundial em Lucerna, na Suíça, em maio.

O Pré-Olímpico do Brasil reabre as competições depois de mais de um ano de paralisações em função da pandemia do novo coronavírus. As provas foram adiadas três vezes e para este evento foi criado um protocolo de segurança para evitar o contágio. O evento ocorrerá sem a presença do público.

O Sul-Americano, nos dias 9 e 10 de março, também será sem público, com finais das 9h às 12h. As competições serão transmitidas ao vivo pelo canal de streaming do Comitê Olímpico Brasileiro: www.canalolimpicodobrasil.com.br. A TV Brasil anuncia a transmissão das finais no sábado.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, as competições de remo serão realizadas entre 23 e 30 de julho de 2021, na estrutura batizada de Sea Forest Waterway. Serão 526 remadores em 14 provas (sete masculinas e sete femininas). O programa prevê provas individuais, em dupla e em embarcações para quatro e oito atletas, tanto no masculino quanto no feminino. O percurso padrão é de 2.000 metros.

Parceria federal

Uma parceria entre a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e a Confederação Brasileira de Remo ajudou a viabilizar os dois eventos. O investimento previsto na parceria com a Secretaria Nacional de Alto Rendimento é de R$ 1,1 milhão, para despesas como locações de barcos a motor, estrutura flutuante, serviços médicos, medidas sanitárias, segurança, limpeza, divulgação, além da contratação de serviços de cronometragem especializada, hospedagem, acomodações, alimentação, locação de alimentos e mobiliários e contratação de recursos humanos.

Fonte: Rede do Esporte




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.