Sem alterações na pintura e em seu visual, o novo carro da Red Bull foi apresentado pela escuderia austríaca, na manhã desta terça-feira (23), visando a disputa da temporada 2021 da F1. O novo modelo batizado de RB16B é uma versão mais atualizada em comparação com o carro de 2020, mas conta com avanços nas partes mais técnicas. Resta saber se as novidades serão o suficiente para colocar seus pilotos Max Verstappen e Sergio Perez, frente a frente com a Mercedes.
Por conta da pandemia da Covid-19, a F1 determinou que todas as equipes devem utilizar os mesmos carros da última temporada. A categoria vetou alterações nos aspectos aerodinâmicos, mas permitiu atualizações mais aprofundadas nos motores.
Durante a apresentação do novo modelo, o chefe de equipe Christian Horner, explica que o carro carrega 60% do equipamento utilizado em seu antecessor:
“Eu não diria que (os problemas) são exclusivos da aerodinâmica, porque essas coisas sempre funcionam em conjunto. Mas acho que fizemos um bom progresso desde 2020 e veremos quais desafios o RB16B enfrentará com as mudanças de regulamento. Mas isso é obviamente o mesmo para todas as equipes”.
O ano de 2021 marcará o fim da parceria da Red Bull com os motores Honda. A montadora japonesa havia anunciado que iria deixar a categoria no final desta temporada. Entretanto, após um acordo entre a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), as equipes e dirigentes da F1, foi aprovado o acordo que prevê o congelamento do desenvolvimento de motores da categoria a partir de 2022.
A mudança é uma vitória para a Red Bull que buscava a aprovação deste novo regulamento, tendo em vista a saída da Honda a partir deste ano, que é a atual fornecedora de motores para a equipe austríaca. Com a retirada da fabricante japonesa, a Red Bull colocava como condição utilizar as unidades de potência e fazer sua manutenção pelos próximos anos.
Vice-campeã de construtores com 319 pontos conquistados, a equipe austríaca busca colocar fim ao jejum de 7 anos sem títulos na principal categoria do automobilismo mundial. O último piloto a ser campeão do mundo foi Sebastian Vettel em 2013.