Restando menos de seis meses para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Japão iniciou nesta quarta-feira (17), a campanha de vacinação contra a Covid-19. Segundo o Plano de Governo, a ideia é imunizar até o final de fevereiro, aproximadamente 40 mil profissionais envolvidos diretamente no tratamento à doença.
De acordo com a imprensa local, serão aplicadas doses produzidas pela Pfizer-BionTech a funcionários de hospitais de Tóquio. Além disso, os trabalhadores do Centro Médico da capital japonesa também foram os primeiros a serem imunizados. Posteriormente, virão 3,7 milhões de outros profissionais da área, e mais tarde 36 milhões de pessoas de 65 anos e mais.
O Japão deve receber um total de 144 milhões de doses da Pfizer, 120 milhões da AstraZeneca e cerca de 50 milhões da Moderna, até o final deste ano. A quantidade de imunizantes disponíveis será suficiente para imunizar toda a população japonesa que é de aproximadamente 126 milhões de pessoas.
No entanto, há temores sobre o desperdício de milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech, por conta do número insuficiente de seringas especiais que serão necessárias para garantir a maximização de doses de cada frasco.
Conforme o Centro Médico de Tóquio, até então há suprimentos suficientes das seringas para extrair seis doses dos frascos disponíveis. A partir desta quinta-feira (18), deve ser feito o processo de inoculação em 60 pessoas, a fim de diminuir a quantidade de vacina que poderia ser desperdiçada e monitorar as pessoas que receberem uma dose.