O objetivo é apresentar a estrutura e propostas da nova pasta, abrindo diálogo permanente para identificar demandas e formas de atuação do Poder Público para melhoria do ambiente de negócios na cidade. Os primeiros encontros aconteceram nesta terça-feira, 9, com o presidente do Sindicato das Indústrias de Meias de Juiz de Fora, Tadeu Monteiro, e com associados do Centro Industrial de Juiz de Fora (CIJF). As reuniões contaram com a presença do chefe da pasta, assessores e gerentes de departamento da Sedic.
“Nossa intenção é nos aproximar dos setores, identificar as suas dores e ver como podemos ajudar a enfrentá-las, seja através de medidas regulatórias, legislativas ou de políticas de incentivo. Ao mesmo tempo, queremos trazer o setor produtivo para um esforço de construção de um projeto de desenvolvimento da cidade que envolva também outros atores, como as instituições de pesquisa, para que a nossa cidade possa evoluir nos seus indicadores de inovação, de empreendedorismo, na redução da complexidade regulatória que, muitas vezes, atrapalha a vida do empreendedor”, destaca Delgado.
O secretário anunciou que a Sedic trabalha na construção do programa “Desenrola, Juiz de Fora”, que visa a eliminar o excesso de burocracia para quem quer investir, empreender e produzir, tornando a cidade mais competitiva. A apresentação da proposta deverá acontecer junto a outras ações da Administração, que marcarão os cem primeiros dias de governo da prefeita Margarida Salomão.
Entre as proposições para o desenvolvimento, citadas pelo secretário, está despertar vocações já existentes e potenciais de Juiz de Fora e região, recuperando a posição no mercado e incorporando tecnologia. Nesse contexto, destacam-se os setores de saúde, alimentos e têxtil-confeccionista. Outros projetos incluem novas energias, a partir da inauguração do Centro de Pesquisa em Energia Renovável na cidade, a promoção da economia solidária e fortalecimento de políticas voltadas aos micros e pequenos empreendedores.
Para o representante do Sindicato das Indústrias de Meias de Juiz de Fora, Tadeu Monteiro, a expectativa é positiva. “Esse primeiro contato foi muito bom, pois percebemos que a Prefeitura está empenhada em buscar o desenvolvimento, valorizando as empresas e as indústrias que já estão instaladas aqui. A gente torce para que a cidade dê certo, a Administração dê certo, e Juiz de Fora volte a encontrar o seu caminho, de uma infraestrutura invejável e com emprego para todos.”
Para a presidente do Centro Industrial, Flávia Gonzaga, “a nossa intenção é a favor da retomada da empregabilidade, da sustentabilidade e do desenvolvimento de Juiz de Fora. A interlocução que conseguimos ter com essa gestão é muito importante e tem sido elogiada pelos nossos colegas industriais. Nessa reunião apresentamos alguns pontos voltados para a vigilância sanitária e a parte de recapeamento, principalmente do Distrito Industrial, onde a maioria das empresas está, além de discutir como podemos, como setor privado, atuar em prol do desenvolvimento”.