Na primeira reunião do ano, na última terça-feira (2), a Comissão de Defesa, Controle e Proteção dos Animais discutiu a situação alarmante do Canil Municipal, a organização da Semana de Proteção Animal, para o mês de outubro, além de possíveis estratégias e parcerias com empresas do ramo veterinário que possam atuar como facilitadoras no processo de adoção entre o Canil e a família que vai receber o animal. Estiveram presentes a vereadora Kátia Franco Protetora (PSC) e os vereadores Julinho Rossignoli (PATRIOTA) e Pardal (PSL).
Com uma lotação de cerca de 700 cães e 100 gatos em um espaço construído para abrigar apenas 300 animais, a situação do Canil é algo que preocupa a vereadora presidenta da Comissão, vereadora Kátia Franco (PSC). “São muitos animais em uma mesma baia, eles ficam estressados, tem brigas que causam até mortes, então isso tudo tem que ser estudado para que se consiga melhorar e dar dignidade para aqueles animais”, contou.
Nesse sentido, a vereadora destacou a importância de parcerias entre os setores público e privado para facilitar os processos de adoção. “Como não temos as feiras, está muito sobrecarregado. Precisamos, junto à Comissão, pensar numa situação para que se possa resolver isso, além da falta de uma pessoa lá à frente para poder organizar e fazer essas parcerias”, lembrando que uma das atribuições da direção do Canil Municipal seria buscar essas parcerias com as empresas privadas do ramo de pet shops e clínicas veterinárias. Além disso, para que sejam estabelecidas as parcerias, é preciso manter a vacinação dos animais em dia.
A vereadora Kátia contou também que acha importante que a Comissão convoque as secretarias de Governo e Saúde, além da diretoria do Demlurb para vir à Câmara prestar esclarecimentos sobre a manutenção do Canil e o retorno dos funcionários que saíram em virtude de contratos encerrados.
Campanha para adoção responsável
Enquanto as feiras de adoção não podem ser feitas de forma presencial, a Prefeitura lançou a campanha “Leve um Amigo de Quatro Patas para Casa, por meio das redes sociais. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3225-9933, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 10h30 ou do meio dia às 16h. Para adotar um animalzinho do Canil Municipal é necessário ter mais de 18 anos, além de apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência.
Fonte: Assessoria