Juiz de Fora foi escolhida para participar da pesquisa Epicovid-19 BR, elaborada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no qual analisa a infecção causada pelo SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. Outras 132 cidades brasileiras também farão parte do trabalho.
A pesquisa está em seu último estágio e visa avaliar 149.280 pessoas pelo Brasil. A ideia é fazer um levantamento para estimar o percentual de infectados pelo Coronavírus por idade, gênero, condição econômica, região geográfica, bem como mostrar a porcentagem de pacientes assintomáticos, avaliar sintomas e letalidade.
Além disso, o Laboratório de Análises Clínicas Neolab ficará responsável pela coleta de dados da pesquisa e também na aplicação de 25 exames em determinadas regiões demográficas no município. As residências será feita a seleção de participantes para responder um questionário e todos os moradores serão testados.
Para os pesquisadores, a pesquisa será utilizada como subsídio destinado para políticas públicas e medidas de isolamento social. Os resultados obtidos serão importantes no auxílio no entendimento da imunidade coletiva, taxa de contágio e retomada das atividades.
O estágio atual do estudo aponta que os 20% mais pobres têm o dobro de risco de infecção em relação aos mais ricos; 60% dos casos confirmados apresenta sintomas e mais da metade dos entrevistados relata ter tido dor de cabeça (58%), alteração de olfato ou paladar (57%), febre (52,1%), tosse (47,7%) e dor no corpo (44,1%).