Única equipe do grid atual que ainda não confirmou sua dupla de pilotos titulares para 2021 e sem definir o futuro de Lewis Hamilton, a Mercedes anunciou nesta terça-feira (2), que seu novo modelo F1 W12 E Performance, será apresentado no dia 2 de março. Em decorrência da pandemia do Coronavírus, o carro será divulgado em evento online.
Até o momento, outras duas equipes anunciaram a data de lançamento de seus novos modelos para a temporada: McLaren (15 de fevereiro e Alfa Romeo (22 de fevereiro).
O carro da Mercedes vai utilizar o mesmo chassi do último ano, e contará com melhorias nos aparatos aerodinâmicos, para se adequar às novas regras, como explica o diretor técnico James Alisson:
“Nós nos encontramos nesta posição muito, muito incomum durante o inverno de não ter todos os estresses e tensões normais sobre a organização do enorme esforço de produção de fazer um novo chassi… porque muitos desses aspectos do W11, nosso carro de 2020, foram simplesmente herdados em 2021 pelo W12. As regras são muito, muito diferentes para 2021. O trabalho que tivemos que fazer foi muito amplo e esperamos que tenhamos feito o suficiente para manter o sucesso, mas como sempre nesta época do ano estamos apenas cheios de ansiedade e empolgação esperando para descobrir se todo este investimento que nós fizemos no novo carro será recompensado com um carro capaz de lutar na frente”.
Como citado anteriormente, a Mercedes ainda não fechou sua única vaga de piloto titular. Até o momento, somente o finlandês Valtteri Bottas está garantido e este tem contrato até o final deste ano. Desde o fim da temporada 2020, o time alemão trabalha com a renovação de Lewis Hamilton, porém a duração do novo contrato é o entrave da negociação. A equipe quer vínculo de dois anos, enquanto que o atual heptacampeão do mundo quer três, até o fim de 2024.