No início tarde desta quinta-feira (28), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora recebeu a segunda remessa de vacinas contra o novo Coronavírus. O avião transportou mais um lote da CoronaVac e as primeiras unidades da AstraZeneca. O carregamento foi entregue no Aeroporto da Serrinha.
Segundo informações do Governo de Minas Gerais, serão distribuídas 356,3 mil doses para todo o estado. Deste montante, 17.420 imunizantes foram enviados para a regional de Juiz de Fora, que abrange 36 cidades da Zona da Mata mineira. Dentre as unidades disponíveis, 10.000 são da AstraZeneca e 4.720 da CoronaVac.
A Polícia Militar (PM) fará escolta das vacinas, que serão levadas para a sede da Superintendência. Na segunda-feira (1), as prefeituras irão comparecer para fazer a retirada dos imunizantes.
Ainda hoje, haverá uma coletiva na SRS, onde será divulgado o número exato de imunizantes disponíveis no município.
Mapeamento
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, avalia o esquema de distribuição , que tem sido capilarizado para atender aos 853 municípios do estado, o mais rápido possível:
“Para nós, é muito importante sabermos que todos os municípios receberão as doses de forma igualitária, podendo iniciar, ao mesmo tempo, suas campanhas”, diz.
Vacinação
Diferente das outras campanhas, a vacinação contra a Covid-19 precisa seguir um protocolo rigoroso de registro e cadastro das pessoas que estão sendo vacinadas. Além disso, o Plano de Operacionalização da Imunização elaborado pela Prefeitura, prevê que a aplicação dos imunizantes acontece em três fases com grupos prioritários em cada uma delas. A primeira fase contempla três grupos prioritários: o primeiro tem como foco a imunização dos trabalhadores da saúde da área assistencial que estão na linha de frente; trabalhadores em instituições de longa permanência; profissionais de residências terapêuticas. O segundo grupo abrange pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas de 18 anos ou mais com deficiência, em residências inclusivas; e idosos com 75 anos ou mais; e o terceiro grupo os demais trabalhadores da saúde.
Até então, 3.439 pessoas já foram vacinadas em Juiz de Fora, segundo dados divulgados pela PJF.