Vereadores recebem comerciantes que manifestam pela reabertura do comércio

Na manhã de segunda-feira (18), comerciários e trabalhadores do comércio participaram de manifestação em frente à Câmara Municipal de Juiz de Fora. O protesto pacífico pedia a revisão da Onda Vermelha do programa Minas Consciente e a abertura do comércio como um todo, e não apenas de forma seletiva – com divisão do setor por atividade comercial, como frisaram os manifestantes. 

Durante o movimento, o presidente da Câmara, vereador Juraci Scheffer (PT), desceu para conversar e dialogar com os manifestantes. Em sua fala, o parlamentar parabenizou à classe pela manifestação e salientou que o Legislativo e o Executivo estão sensíveis às dificuldades que o setor vem enfrentando durante a pandemia de COVID-19. O vereador também lembrou os presentes que a Casa está sempre aberta ao diálogo e, anteriormente, já recebeu para reuniões a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Zona da Mata), o Sindicato dos Bares e Restaurantes, e empresários do comércio. 

Maurício Delgado (DEM) também se juntou à conversa e afirmou que é preciso haver diálogo entre comerciantes, Câmara e Prefeitura e, assim, encontrar soluções que sejam benéficas para todos, com responsabilidade e respeito aos protocolos de segurança necessários para a prevenção da COVID-19. 

Câmara marcará Audiência Pública sobre o “fechamento” do comércio 

Após a manifestação, os representantes formaram uma comissão e solicitaram uma reunião oficial com os dois vereadores, que foi prontamente aceita. Durante a conversa, o grupo formado por Jefferson Santos, João Luis de Souza, Flávia Sanches, Fernanda Falabella e Flávio Souza voltou a questionar a seletividade de abertura das lojas, favorecendo os grandes estabelecimentos em detrimento dos pequenos e médios. 

O grupo também lembrou que desde o início da pandemia Juiz de Fora perdeu mais de 6.400 postos de trabalho e que o comércio é responsável, sozinho, por 54% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade. Os vereadores se comprometeram a marcar uma reunião com a Prefeitura, além de realizar uma Audiência Pública virtual no próximo Período Legislativo, marcado para começar no dia 1º de fevereiro. 

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.