Na tarde de quarta-feira (6), sob o comando da treinadora Pia Sundhage, a Seleção Brasileira Feminina realizou seu primeiro treinamento em Viamão-RS, visando a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021 por conta da pandemia do Covid-19. A delegação ficará concentrada até o dia 20 deste mês, uma vez que o período não é de Data FIFA. Apenas a atacante Marta não se apresentou, a camisa 10 chega ao local nesta sexta-feira (8).
O cronograma elaborado por Pia abrangeu os conceitos que são pilares em sua filosofia de jogo: a compactação defensiva, a construção ofensiva e a manutenção da posse de bola. Ao término da atividade, as jogadoras treinaram cruzamentos e finalizações.
Antes de iniciar o treinamento, o time realizou o teste de Yo-yo, o qual ajuda medir a capacidade cardiorrespiratória das atletas. Segundo o fisiologista Luciano Capelli, tal prática ajuda a comissão técnica na elaboração da intensidade dos treinamentos, durante o período da concentração:
“Algumas atletas estavam em final de temporada e tiveram um período de recesso relativamente curto. Lógico que a maioria não para totalmente, porque são atletas e não ficam mais do que uma semana paradas. O teste neste início é importante para que a gente conheça como está o nível físico do grupo e nos dá uma ideia de quanto intenso iremos trabalhar daqui pra frente”, destaca.
Para os quinze dias de concentração a comissão técnica irá elaborar uma programação equilibrando a carga de trabalhos com o grupo. Neste período de treinamentos e observações, estão previstos dois jogos-treinos.
“Estamos no início do trabalho, iremos fazer um processo gradativo para que a Pia possa trabalhar o que ela precisa, mas que a gente também dê condições para que essas atletas se condicionem nesse período”, detalha.