Setor empresarial cria Comitê de Recuperação Econômica em Juiz de Fora

Discutir a crise econômica instalada na cidade e formatar medidas emergenciais de recuperação do setor produtivo de Juiz de Fora: esses são os objetivos iniciais do Comitê de Recuperação Econômica de Juiz de Fora – COREC – criado na tarde desta quarta-feira, 9, em reunião realizada no Centro Industrial com a participação de 13 entidades patronais da indústria e do comércio. A primeira reunião ordinária do COREC será realizada em 5 de janeiro, em que serão definidas a diretoria do Comitê e os principais pleitos do setor a serem encaminhados ao Legislativo e ao Executivo municipais. 

A iniciativa de criação do COREC surgiu de uma reunião entre o vereador Sargento Mello Casal e a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Zona da Mata, Francele Galil Rocha, com apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares. “Está muito complicado empreender e manter as portas abertas diante da pandemia. Essa é uma forma que encontramos para tentar encurtar e facilitar essa conversa do setor produtivo com as autoridades locais”, esclarece Francele Galil. 

O vereador, que é representante da Câmara do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19, afirma que as ações de retomada da economia precisam ser tomadas ouvindo o setor produtivo e buscando equilíbrio com ações sanitárias. “Neste momento de enfrentamento à COVID-19 é preciso buscar formas de reaquecer a economia. E na tomada de decisões que afetam a economia os setores produtivos precisam ter voz”, afirma Sargento Mello Casal, que apresentará na primeira reunião ordinária da Câmara Municipal requerimento para formação da Comissão Especial de Recuperação Financeira – COMPREC, que terá como função receber as pautas do setor produtivo e discuti-las em uma reunião colegiada com representantes do Executivo, da classe patronal e de empregados.

Além da Abrasel Zona da Mata, participaram da reunião presidentes ou diretores do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS-JF); do Centro Industrial; da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF); da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora (ADJF); da Associação das Academias de Juiz de Fora (ACAD); da Associação das Empresas do Distrito Industrial (ASSEDI); da Associação das Indústrias do Milho Branco; do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau; do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio); do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (SINDPAN/JF); do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Juiz de Fora (SETCJF); e do Sindicato Intermunicipal da Classe Econômica do Setor de Beleza e Similares de Juiz de Fora e Região (Sinterbel).

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.