Vice-campeão com a Argentina em 2014, técnico Alejandro Sabella morre por problemas cardíacos, renais e respiratórios

Duas semanas após a morte de Diego Maradona, o futebol argentino perdeu nesta terça-feira (8), o treinador Alejandro Sabella, vice-campeão do mundo com a Argentina em 2014. Ele tinha 66 anos e estava internado no Instituto Cardiovascular de Belgrano, desde o último dia 26 de novembro, por problemas cardíacos, renais e respiratórios.

Sabella nasceu em Buenos Aires no ano de 1954 e em 74, tornou-se jogador de futebol. Em toda sua carreira, soma passagens pelo River Plate, Sheffield United, Leeds United, Estudiantes, Grêmio, Ferro Carril e encerrou a carreira no Irapuato, do México. Pelo tricolor gaúcho, conquistou o campeonato estadual em 1985 e 86. 

Posteriormente, dedicou sua vida como assistente de seu ex-companheiro no River Plate, Daniel Passarella. Juntos, fizeram trabalho pelo próprio clube argentino, nas seleções da Argentina e do Uruguai, Parma, Monterrey e Corinthians, em 2005.

Como técnico de futebol, trabalhou pelo Estudiantes entre 2009 e 2011, onde levou o clube de La Plata rumo à conquista da Libertadores em cima do Cruzeiro em 2009. No mesmo ano, disputou a final do Mundial de Clubes contra o Barcelona de Lionel Messi e companhia. Naquela partida, o Estudiantes vencia até os 44 do segundo tempo, quando cedeu o empate e a virada na prorrogação. Venceu ainda o Torneio Apertura em 2010, época no qual o Campeonato Argentino era disputado em dois turnos.

Outro trabalho de destaque foi pela Seleção da Argentina, cujo vínculo durou de 2011 até 2014. Neste período, chegou à final da Copa do Mundo e perdeu para a Alemanha por 1×0, somente na prorrogação. Após o mundial, Sabella nunca mais voltou a trabalhar e a partir de 2015, começou a ter sérios problemas de saúde.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.