Parlamento Jovem encerra atividades remotas da edição 2020/ 2021 com oficina online e apresentação cultural

Com as atividades em modalidade remota desde o mês de março, o Parlamento Jovem de Minas, edição 2020, encerrou as oficinas com os estudantes agora em dezembro, no último dia 1º, com um encontro online entre professores e estudantes. Nessa edição o projeto trabalha o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, com quatro escolas de Juiz de Fora: Henrique Burnier, Governador Juscelino Kubistchek, Antônio Carlos e o Colégio dos Santos Anjos. 

Em virtude da pandemia, a coordenação estadual, em conjunto com as regionais, decidiu suspender o calendário de atividades presenciais, estabelecendo assim uma edição estendida, com as plenárias Municipal, Regional e Estadual acontecendo em 2021. Sérgio Dutra, servidor da Câmara de Juiz de Fora que atua como coordenador do Polo Zona da Mata II, lembra que “qualquer atividade presencial depende da evolução da pandemia, dos protocolos sanitários e das orientações dos comitês de enfrentamento da COVID-19 em cada município”. Se tudo correr bem, ano que vem acontecem as etapas presenciais com os estudantes debatendo suas ideias para novos projetos de lei que tenham relação com o tema da edição e, ao final, dois estudantes são escolhidos para representarem o polo em Belo Horizonte.

Os monitores do PJ vêm desde março elaborando vídeos sobre o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, sob supervisão dos professores da UFJF Christiane Jalles e Jorge Challoub. Os vídeos foram postados semanalmente nas redes sociais do projeto (@parlamentojovemjf). Sérgio Dutra destacou que os monitores vêm desenvolvendo um trabalho de equipe na produção do material, pois “mesmo com poucos recursos técnicos e isolados em casa, estão conseguindo trabalhar em sinergia”, disse. Os assuntos abordados são política, cidadania e sustentabilidade. 

Nesse último encontro, foi feita uma introdução pelo coordenador e em seguida a condução do encontro online foi entregue aos monitores para interação entre professores e alunos participantes, além da participação especial de um dos alunos da Escola Estadual Antônio Carlos, o Pedro, em uma apresentação cultural. 

Estiveram online na reunião cerca de 16 alunos das escolas participantes, para conversar com os monitores sobre os desafios em um ano tão atípico. “Houve uma conversa sobre o momento de isolamento que estamos vivenciando em que foram abordadas as dificuldades e as mudanças deste período e, por fim, uma dinâmica com os alunos para a descontração e a integração entre as escolas”, contou a monitora do projeto Clara Freguglia, destacando que “o encontro durou em média 2 horas e 30 minutos com a presença dos meninos até o final. Foi justamente nesse encontro que eles tiveram a possibilidade de se conhecer e conversar, mesmo que online. O encontro foi um sucesso e criou-se grandes expectativas para o próximo ano”.

Fonte: Assessoria




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