Museu “Mariano Procópio” participa do movimento “Sou Minas Gerais”

A convite da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, o Museu “Mariano Procópio” participará do movimento “Sou Minas Gerais”, criado para celebrar os 300 anos do estado. A programação contará com atrativos turísticos dos municípios mineiros. Os participantes realizarão postagens nesta quarta-feira, 2, em suas redes sociais, através de fotos ou vídeos, contando sobre momento marcante da história da instituição, vivenciado ou relacionado a Minas. E, para isso, é necessário uti lizar as hashtags #Minas300anos e #souminasgerais e marcar o perfil do instagram @visiteminasgerais.

Os conteúdos produzidos pela equipe do Museu serão publicados a partir da data proposta, seguindo com postagens durante o mês, em suas redes sociais (facebook facebook.com/museu.marianoprocópio e instagram @museumarianoprocopio). Além do material produzido pela instituição, o público é convidado a participar do movimento, postando vídeos ou fotos feitas no Museu “Mariano Procópio”, marcando seu perfil e o da campanha, acompanhados das hashtags.

Sobre o Museu

O Museu “Mariano Procópio” é a primeira instituição deste gênero criada em Minas Gerais, e a primeira museológica do país a construir edificação com esta finalidade. O planejamento de arte, onde se destacam o lanternim e a claraboia, é de Rodolpho Bernardelli.

O Museu é resultado da obstinação do colecionador juiz-forano Alfredo Ferreira Lage (1865-1944), que dedicou sua vida à formação de um dos mais significativos acervos artísticos, históricos e de ciências naturais. Aberto à visitação em 1915, como instituição, foi oficialmente inaugurado em 23 de junho de 1921. A data foi especialmente escolhida por seu fundador para celebrar o centenário de nascimento de seu pai, o comendado r nascido em Barbacena (MG), Mariano Procópio Ferreira Lage (1821- 1872), idealizador e empreendedor da primeira estrada de rodagem macadamizada do Brasil, a União e Indústria, ligando Petrópolis a Juiz de Fora, inaugurada em 1861, também em 23 de junho, com a presença do imperador Pedro II e sua família, de importantes políticos e convidados da corte.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.