Em pista molhada e em corrida cheia de reviravoltas, Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio da Turquia de forma espetacular e de quebra faturou seu sétimo título mundial na carreira. Consequentemente, o inglês igualou a marca de Michael Schumacher. A missão era simples: marcar oito pontos a mais do que seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. Entretanto, o finlandês facilitou e muito, ao rodar três vezes durante a prova e terminou fora da zona de pontuação.
Logo na largada, Hamilton pulou da sexta para a terceira posição, porém no final da primeira volta, saiu da pista e perdeu posições. Na primeira metade da prova, a pista estava bastante molhada e aproveitando a situação, as duas Racing Point de Lance Stroll e Sergio Perez dispararam em segundo e terceiro.
A partir da volta de número 30, a história da corrida mudou completamente, o asfalto foi secando aos poucos, mas continuava úmido. Essa combinação foi perfeita para Hamilton ter bom rendimento e passo a passo, foi superando seus adversários, que fizeram uma segunda troca de pneus. O inglês adotou a estratégia de apenas uma parada e deu certo, com melhor ritmo, ele superou o até então líder Sergio Perez e disparou na liderança, que manteve até o fim.
Ao receber a bandeira quadriculada, a história foi feita: Lewis Hamilton se tornou heptacampeão do mundo, consequentemente se torna um dos maiores vencedores em títulos mundiais da categoria máxima do automobilismo mundial, ao lado de Michael Schumacher. Sergio Perez conseguiu terminar na segunda posição e a surpresa do dia foi Sebastian Vettel, que ficou com o terceiro lugar e pela primeira vez subiu ao pódio na temporada.
Pontuaram, da quarta à décima colocações: Charles Leclerc (Ferrari), Carlos Sainz Jr. (McLaren), Max Verstappen (Red Bull), Alexander Albon (Red Bull), Lando Norris (McLaren), Lance Stroll (Racing Point) e Daniel Ricciardo (Renault).
Com o título garantido, Hamilton lidera com 307 pontos. Valtteri Bottas permanece na vice-liderança com 197 e Max Vertappen é o terceiro com 170. Já na tabela de construtores, a campeã Mercedes lidera com 504 pontos. Red Bull continua em segundo com 240 e a Racing Point agora ocupa a terceira posição com 154. A próxima etapa da F1 será no dia 29 de novembro, no Circuito de Sakhir no Bahrein.