Em levantamento divulgado pela versão para a América Latina da QS World University, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é eleita a terceira melhor universidade do estado de Minas Gerais e a 26ª no Brasil. No cenário latino-americano, a instituição aparece na 100ª posição, em ranking com 410 faculdades avaliadas.
Conforme a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, “A avaliação baseia-se em indicadores relacionados predominantemente ao desenvolvimento de pesquisa na Universidade, que mais uma vez se coloca entre as principais instituições do país e da América Latina”
Dentre as entidades brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP), foi a mais bem ranqueada, aparecendo na vice-liderança, perdendo somente para a Universidade Católica do Chile.
O ranking elaborado pela QS World University, assim como outras iniciativas do gênero, adapta indicadores e sistema de pesos para comparar instituições de diferentes culturas e regiões. Na América Latina, são utilizados os seguintes pesos para cada critério:
- 30% para reputação acadêmica (opinião de docentes e gestores de universidades sobre qualidade de ensino e pesquisa);
- 20% para reputação entre empregadores (empresas informam onde obtêm os profissionais mais competentes e inovadores);
- 10% para relação professor-aluno, docentes com doutorado, citações por publicação e redes internacionais de pesquisadores; 5% para citações por corpo docente e impacto na web (eficácia do uso de novas tecnologias pelas instituições).