A Secretaria de Obras (SO) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza, cotidianamente, um trabalho de caráter preventivo na manutenção dos dispositivos de drenagem e na construção de muros e arrimos em encostas por todo o município, visando a se preparar para o período de chuvas intensas. Com esta finalidade, as equipes da SO executam limpeza das bocas de lobo, desobstrução de rede pluvial e limpeza e desassoreamento de córregos, substituição de rede pluvial, aumentando a capacidade de escoamento das águas das chuvas.
Mesmo em meio à pandemia, que afetou os atendimentos, foram feitas 926 intervenções em rede pluvial, nesta administração, incluindo manutenção, redirecionamento e extensão de galerias, além de correção de erosões. Os servidores realizaram a limpeza de 1.074 bocas de lobo e fizeram a manutenção de 643 tampas e grades de rede pluvial. A SO mantém uma equipe no Centro da cidade, área que demanda intensa manutenção das bocas de lobo, principalmente as localizadas no mergulhão da Avenida Rio Branco, local que costuma sofrer com alagamentos. A construção de 43 muros e arrimos também levou mais tranquilidade aos moradores de áreas críticas, como, por exemplo, aos bairros Sagrado Coração de Jesus, São Tarcísio, Grama e Santa Luzia.
Nesta quinta-feira, 12, as equipes da SO constroem muro de divisa na Rua Doutor Geraldo Paleta, no Santa Rita, fazem retirada de terra na Rua Vidal de Negreiros, em Benfica, e colocam escória na Rua E (Terra Nostra/Previdenciários) e na Rua Da Estação, em Igrejinha. Os servidores também atuam na correção de erosão nas ruas Constança Vidal, no Jóquei Clube, e Antônio Rufino, em São Pedro.
Vistoria
Por conta das chuvas dos últimos dias, as equipes de manutenção de rede pluvial da SO estão empenhadas nos bairros Jardim Natal e Milho Branco, pois há pontos de alagamentos na região. Os técnicos também têm feito vistorias em diversos pontos da cidade, visando a corrigir situações de risco. Na tarde da quarta-feira, 11, os profissionais da SO estiveram na Avenida Luiza Vitória Fernandes, no Jardim dos Alfineiros. Há uma situação crítica às margens do córrego e, no local, será feito um enrocamento, técnica que consiste no lançamento de pedras de mão, que formam estrutura para recuperação de erosões e proteção de encostas.
Fonte: Assessoria