O ex-goleiro e agora técnico de futebol, Rogério Ceni, foi apresentado oficialmente como novo comandante do Flamengo, na tarde desta terça-feira (10). O vínculo de ambas as partes vai até dezembro de 2021. Ele irá assumir o posto deixado por Domènec Torrent, que foi demitido após a goleada sofrida por 4×0 para o Atlético-MG e poderá fazer sua estreia nesta quarta-feira (11) diante do São Paulo, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Junto com o novo treinador, vieram também os auxiliares Charles Hembert e Nelson Simões e o preparador físico Danilo Augusto, que trabalharam com Ceni no Fortaleza. Em sua passagem pelo tricolor cearense, o comandante foi bicampeão cearense e conquistou os títulos da Copa do Nordeste e da Série B do Brasileirão. Em 153 jogos pelo Leão, foram 81 vitórias, 33 empates e 39 derrotas com aproveitamento de 60,1%.
Rogério foi apresentado no CT Ninho do Urubu e concedeu entrevista coletiva. O ex-arqueiro revela que recebeu aval de Zico, um dos maiores ídolos do rubro-negro:
“Obrigado a todos. Para mim é um dia especial para mim. Meu 30º ano de futebol. Já enfrentei Maracanã cheio. Vi Zico. Até liguei para ele e pedi a entrada. Cara único. Admiro até pelas faltas. Fanatismo por ele. Me sinto com a permissão de poder estar sentado nessa cadeira”.
Dentre os principais ajustes a serem feitos, Rogério Ceni chega para ajustar o sistema defensivo do Flamengo, que nos últimos três jogos pelo Brasileirão, sofreu 10 gols. O treinador comentou sobre essa questão:
“Erros defensivos são frutos de erros de sistema de jogo. Quando se tem um número elevado de gols sofridos, temos que tentar ajustar, com a ajuda de todos. São eles que vão resolver. O atleta é o mais importante. Nós buscamos soluções. Garanto que não é problema de apenas uma peça”.
Ele fala ainda sobre ganhar títulos pelo rubro-negro e também de sua passagem pelo Fortaleza, “Todos querem ganhar tudo no futebol. Temos que ver quanto cada um está disposto a se entregar para chegar. É um grupo vencedor. Quem disse que não é possível? Ainda mais com uma torcida tão apaixonada e jogadores de tanta qualidade. ou muito agradecido ao Fortaleza. O torcedor fica triste, mas acho que compreende o tamanho do desafio. Difícil recusar o Flamengo pela grandeza, estrutura, jogadores que têm aqui… Caminho natural”.
Já o presidente Rodolfo Landim, avalia a chegada de Rogério Ceni ao rubro-negro carioca e afirma que será uma passagem vitoriosa, Motivo de muito orgulho para nós trabalhar com um profissional desse nível. Só agradecer a confiança e dizer da certeza de que será uma parceria muito vitoriosa”.
Como citado anteriormente, Rogério Ceni pode fazer sua estreia oficial, nesta quarta-feira diante do São Paulo pela Copa do Brasil. Entretanto, ele precisa ter seu nome registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).