Polícia Civil apura denúncia de maus-tratos em instituição de longa permanência para idosos

Durante uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), cumpriu mandados de busca e apreensão, em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), localizada no Bairro Graminha (Região Sul) em Juiz de Fora. 

Segundo a titular do Núcleo de Atendimento ao Idoso, delegada Mariana Veiga, foi feita a instauração de inquérito policial, após a PCMG receber denúncias de maus-tratos, referentes às péssimas condições das instalações e também nas assistências aos idosos, tanto na alimentação quanto na higiene.

Nas diligências, a perícia esteve presente no local para realizar os levantamentos técnicos e contou também com auxílio da Vigilância Sanitária. Conforme a Delegada,  a diretora da instituição será indiciada, conforme disposto no artigo 99, do Estatuto do Idoso, que diz “expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado”.  

A autoridade policial explica que “o relatório circunstanciado da ação instrui o inquérito policial para o indiciamento da diretora por infração ao artigo 99, do Estatuto do Idoso, e será remetido à Promotoria de Defesa dos Direitos dos Idosos para as providências cabíveis”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.