Desde que foi reaberto ao público no dia 19 de setembro, após o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), autorizar o acesso a equipamentos culturais e ambientais em municípios categorizados na “onda amarela”, do Programa Minas Consciente, o Parque da Lajinha já recebeu aproximadamente 7 mil visitantes, até o último sábado (31), segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur). Já no domingo (1), 400 pessoas passaram pelo parque
Quando foi reaberto, o local teve seu horário de visitação limitado, das 8 às 12 horas, de terça a domingo, com o máximo de cem pessoas simultaneamente dentro da área, todos seguindo os protocolos de segurança em relação ao Coronavírus.
No dia 20 do último mês, a capacidade permitida aumentou de 100 para 200 pessoas e a visitação passou a ser feita de terça a domingo, das 8 às 14h00. Desde que foi feita esta mudança, 320 visitantes passearam e se exercitaram no parque.
No estacionamento interno, onde já foram concluídas as obras de instalação do novo calçamento, estão sendo disponibilizadas 35 vagas. O parque também passou a oferecer mais uma opção de lazer, que é o passeio de pedalinho. O serviço é executado por uma empresa terceirizada, vencedora da licitação realizada pela Semaur, e tem custo de R$5 por pessoa, incluindo crianças, pelo período de 15 minutos.
Prevenção ao Covid-19
Quanto aos protocolos de segurança e prevenção ao Coronavírus, permanece em vigor a obrigatoriedade do uso de máscara durante toda a visitação, aferição da temperatura na entrada, e proibição da realização de eventos e ensaios fotográficos.
Os parquinhos infantis e os aparelhos de ginástica continuam fechados. Na fila para entrada deve-se manter a distância mínima de dois metros entre as pessoas, respeitando as sinalizações de distanciamento no chão. A utilização dos bebedouros somente é permitida com garrafas ou copos, sendo proibido o uso do jato diretamente na boca.
Os trabalhos de controle de todos os protocolo de segurança e prevenção à doença, são feitos pela Guarda Municipal Ambiental. Desde que o parque voltou a receber público, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), cedeu profissionais para ajudarem na aferição de temperatura dos visitantes, junto com a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) e também com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).