Três cursos da UFJF recebem nota máxima na avaliação do Guia da Faculdade

Três cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam 5 estrelas – a nota máxima – do Guia da Faculdade, considerada uma das maiores pesquisas de opinião sobre o ensino superior brasileiro, promovida pelo jornal “O Estado de São Paulo”, em parceria com a “Quero Educação”.

Em sua segunda edição, o ranking avaliou 14.343 cursos de graduação de instituições de ensino de todo o Brasil. No total, mais de nove mil professores, universidades e faculdades brasileiras colaboraram com a avaliação, que concedeu 5 estrelas para os cursos de Geografia (Bacharelado); Letras-Libras (Licenciatura); e Cinema e Audiovisual (Bacharelado) – todos sediados no campus-base da UFJF. Além dos cursos com nota máxima, outras 45 graduações dos dois campi da Universidade receberam 4 estrelas – qualificação considerada “muito boa”. A lista completa pode ser conferida na página do Guia.

Letras-Libras

Segundo a coordenadora do curso de Licenciatura em Letras-Libras, Aline Takahira, a excelência do ensino reflete, diretamente, na função social da língua nas comunidades interna e externa. “São vários professores dos dois departamentos da Faculdade de Letras e alguns da Faculdade de Educação que vêm trabalhando, com afinco, em prol da acessibilidade para surdos e ouvintes em turmas bilíngues no curso e oportunizando a acessibilidade em diversas instâncias dentro da Universidade, como em monitorias, projetos de Iniciação Científica, Treinamento Profissional, Universalização de Línguas  e Extensão. Bem como fora da Universidade, ao atender a demanda social de formação de professores de Libras para atuar nos ensinos fundamental e médio, divulgando a Libras e oportunizando a acessibilidade para pessoas surdas, que são parte de uma minoria linguística brasileira”, argumenta Aline.

Geografia

De acordo com o coordenador do curso de Geografia, Carlos Maia, a alta qualificação do corpo docente é um dos diferenciais da instituição. “A maior parte já tem doutorado e temos poucos que ainda não são doutores; alguns, inclusive, estão se qualificando no doutorado. Existe, ainda, uma diversidade de linhas de pesquisas entre os professores, o que favorece que os estudantes se identifiquem com o curso. Há pesquisas relacionadas com a natureza até de aspectos sociais e culturais; isso favorece o vínculo mais próximo com os orientadores e orientadoras, criando um laço que não é apenas o da sala de aula.”

Cinema e Audiovisual

Já o coordenador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD), Christian Hugo Pelegrini, a nota máxima é fruto da busca coletiva pela excelência. “É resultado de um empenho da comunidade que forma o curso; de todos os professores, técnicos e, em especial, todo o corpo discente, que tem uma relação muito saudável com o curso. Além disso, temos o respaldo do IAD, onde encontramos muita ressonância com os princípios norteadores do Instituto. Temos o ânimo revigorado para continuar lutando por um audiovisual brasileiro que seja forte, diante da invasão de conteúdo estrangeiro e, ao mesmo tempo, continuar lutando por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade”, ressalta Pelegrini.

Guia da Faculdade

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior. Assim, todas as instituições cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade. Após se cadastrarem, elas indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos.

A partir de 2020, tanto os cursos presenciais como os da modalidade a distância começaram a ser avaliados. Mas não são todas as graduações que entram no processo de avaliação. Para serem analisadas, elas precisam possuir a titulação de bacharelado ou licenciatura e ter, pelo menos, uma primeira turma com alunos já formados.  Os cursos são avaliados de acordo com as cidades nas quais eles são oferecidos. Se, por exemplo, a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, cada um deles recebe uma nota específica. Caso a instituição ofereça o mesmo curso em diferentes unidades de uma mesma cidade, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade é avaliado.

O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Os avaliadores (seis para cada curso) pontuam cada um dos três aspectos com notas que vão de 1 a 5, sendo que as notas são transformadas em estrelas. Cinco estrelas significam “excelente”; 4 estrelas “muito bom” e 3 estrelas “bom”. Cursos com 2 estrelas ou menos são considerados “não estrelados”.

Fonte: Assessoria




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