Museu destaca infância através de imagens do acervo fotográfico

Na edição especial da “Semana da Criança”, o projeto “A Peça da Semana” apresenta conjunto de fotografias e cartões postais relacionado às representações da infância no acervo do Museu “Mariano Procópio”. As imagens datam da segunda metade do século 19 e primeiras décadas do 20. Representam crianças de diferentes origens culturais e históricas: uma dos povos originários do Brasil, negras de família norte-americana, das classes abastadas brasileiras e cena relacionada ao mundo do trabalho e à mão de obra infantil, legalmente aceita neste período. Além das imagens a serem publicadas nas redes sociais do Museu (facebook.com/museu.marianoprocopio e instagram @museumarianoprocopio), esta divulgaç&atild e;o &eac ute; composta de vídeo com a historiadora Rosane Carmanini Ferraz, que apresenta o conteúdo.

Nesse período, crianças e adolescentes eram socialmente tratados como adultos em miniatura, em grande medida a partir da função do desconhecimento sobre as diferentes etapas do desenvolvimento físico e cognitivo. Ainda não se percebia a pessoa nessa etapa da vida como ser em desenvolvimento, com características e necessidades próprias do desenvolvimento humano. As concepções das diferentes “idades da vida” – infância, adolescência e fase adulta – só se desenvolveram nas sociedades modernas, relacionadas ao espaço urbano e de trabalho. Portanto, o conceito de infância foi socialmente construído na modernidade, onde se estabelecem alguns direitos, como educação, brincadeiras, alimentação saudável e saúde.

No século 20, com o alargamento das fontes históricas, novos sujeitos históricos, como crianças e adolescentes, passam a ser objeto de estudos da história e das ciências humanas, gozando também de maior representatividade nas artes visuais. As representações de infância no acervo fotográfico do Museu “Mariano Procópio” propõe reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo e os diferentes papéis desempenhados de acordo com a classe social e o contexto histórico em que a infância está inserida.

Fonte: Assessoria

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