Secretária de Segurança Urbana e Cidadania visita Defesa Civil

A nova secretária municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Sônia Parma, visitou nesta sexta-feira, 9, a sede da Defesa Civil, no Bairro Vitorino Braga. Na terça-feira, 6, ela esteve na Guarda Municipal, que também compõe a estrutura da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Na visita desta sexta-feira, Sônia Parma conheceu o funcionamento do Centro de Operações, setor responsável pelo atendimento às chamadas da comunidade, pelo telefone 199, e os departamentos de Prevenção e Atividades Intersetoriais (Dpai) e de Operações Técnicas (DOT). E participou, também, de reunião no auditório, onde o subsecretário de Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, detalhou o “Plano de Ação” do setor, contendo 20 metas para o biênio 2020/2021.
Entre as propostas de destaque, o “Rede em Alerta”, lançado em janeiro deste ano, baseia-se no envio de avisos meteorológicos, por whatsapp, a um grupo de lideranças comunitárias, que, por sua vez, distribui as informações à sua rede de contatos na comunidade, como forma de agilizar a tomada de providências diante da iminência de fortes chuvas, por exemplo. Outro trabalho que chamou atenção foi a criação dos núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), que vinham sendo montados em várias regiões da cidade, com o propósito de conscientizar a população e formar agentes voluntários.

Esse trabalho se encontra paralisado, devido às restrições impostas pela pandemia. Já a participação de Juiz de Fora no programa da Organização das Nações Unidas (ONU), “Cidades Resilientes”, encontra-se em pleno desenvolvimento. Em agosto, o Município recebeu o certificado de “compromisso com a resiliência” e segue cumprindo série de ações, até se habilitar para o reconhecimento de sua capacidade em responder às situações de emergência.

A secretária demonstrou surpresa e tranquilidade com o painel exposto, considerando a atuação permanente de um órgão cuja visibilidade está diretamente ligada aos momentos de crise no Município: “Não pensei que vocês agissem tanto. A Defesa Civil está de posse do planejamento adequado para dar resposta, dentro das nossas capacidades, ao que é sua missão de prevenir acidentes e amparar quando eles ocorrem, minimizando danos materiais e humanos”.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.