Edital de financiamento de 102 projetos culturais tem última semana de inscrições

O prazo de inscrições no “Na Nuvem – Edital de Incentivo à Cultura”, lançado pela Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), está entrando na reta final. Os interessados em participar devem formalizar suas propostas até quarta-feira, 30, por meio do site funalfa.com.br/nanuvem, onde estão disponíveis o edital completo e a ficha de inscrição. O investimento é de R$ 77.520,00, oriundo de emenda parlamentar, e cada proponente contemplado receberá R$ 760,00 (brutos) para execução da proposta. A expectativa é de que até 102 projetos sejam financiados.

Podem participar do edital trabalhadoras e trabalhadores locais da cultura (pessoas físicas), desde artistas e produtores culturais, até técnicos de diversas áreas e pessoal de apoio. “Todo e qualquer profissional que atue no segmento cultural de Juiz de Fora pode apresentar sua proposta. É necessário apenas estar inscrito no Cadastro Municipal de Cultura, permanentemente aberto no link funalfa.com.br/cadastro”, explicou a diretora-geral da Funalfa, Tamires Fortuna.

Diferencial do edital “Na Nuvem” é a reserva de vagas para proponentes autodeclarados negros (pretos e pardos) ou indígenas, que terão direito a 60% dos recursos aplicados. Tamires destacou ainda que a Funalfa buscou simplificar o processo de participação, com o objetivo de democratizar a participação de todas as pessoas interessadas. As propostas inscritas devem ser experimentações digitais em torno do trabalho desenvolvido pelo agente cultural. Podem ser vídeos de atores apresentando textos, ensaios fotográficos e vídeos tutoriais nas mais diversas áreas, como técnicas de iluminação, cenografia ou som, além de técnicas de costura, clipe musical, etc.

A seleção dos projetos será feita por comissão com seis especialistas, sendo três indicados pela Funalfa e três pelo Conselho Municipal de Cultura (Concult). O resultado final deverá ser divulgado até 10 de outubro. A entrega dos produtos é prevista para 6 de novembro, e, no dia 13 do mesmo mês, será lançado site reunindo todo o material produzido pelos contemplados.

Fonte: Assessoria

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.