Relatório da CBF apresenta 182 resultados positivos para Coronavírus

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou um relatório referente aos testes de Coronavírus, realizados em jogadores e treinadores, abrangendo as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Conforme o documento, foram considerados os 9.690 testes RT-PCR feitos em 1.939 atletas e técnicos, inseridos no Portal do Médico da CBF. Os exames foram realizados em 236 partidas, contando todas as competições.

O estudo foi pelo elaborado pelo Grupo Científico CBF, liderado pelo presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF), Jorge Pagura. Dos 9.690 exames, 182 tiveram resultado positivo, ou seja, 1,9% dos casos. No Brasileirão Assaí – Série A, foram feitos 3.896, sendo 51 (1,3%) positivos. Na 10ª rodada, todos 381 testes tiveram resultado negativo. A Série B também apresentou 0 positivo, na 9ª rodada, a última incluída no relatório, oficialmente, denominado “Resumo dos testes para COVID-19 (RT-PCR): análise por Série”.

Segundo Pagura, a entidade máxima do futebol brasileiro vem tratando o cenário atual com bastante cautela, e que os resultados obtidos no relatório, demonstram evolução do protocolo:

“Desde o primeiro momento, a CBF vem tratando o cenário com extremo cuidado, sempre equilibrando as necessidades do mundo do futebol com a realidade que estamos enfrentando nessa pandemia. Esses dados mostram uma evolução na eficiência do protocolo, que segue com o objetivo de dar segurança sanitária a todos os envolvidos na realização das partidas.”

Exame RT-PCR

O teste é um procedimento que confirma se o paciente está com Coronavírus ou não. O processo busca detectar o RNA do vírus. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). Esta descrição foi definida pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.